Falando para um público formado por técnicos da saúde, educação e assistência social, representantes de entidades que atuam com criança e adolescente, além de acadêmicos da FAP, Fafijan e Unespar, a delegada adjunta da 17ª Sub-divisão Policial, Iani Cardoso do Nascimento, proferiu palestra hoje sobre o tema “Realidade Infantil – Desafios e Perceptivas frente ao crime de Abuso Sexual. O evento, realizado no Polo da UAB, deu prosseguimento a programação da Semana Nacional de Combate à Exploração e Violência Sexual contra Criança de Apucarana.

Na condição de quem vivencia a realidade da problemática da violência infantil no seu dia a dia profissional, a delegada Iani deu ênfase as formas de como identificar a criança vítima de abuso sexual. “O que está acontecendo aqui hoje é uma forma de capacitação dos envolvidos na rede de atendimento a criança, seja nas áreas da saúde, educação e assistência social, para que atuem como agentes identificadores de vítimas de violência infantil e denunciem o abusador para que seja punido”, afirma a secretária da Assistência Social, Maria Regina de Sousa.

Segundo a delegada Iani, a estimativa é de 165 crianças são abusadas sexualmente por dia no Brasil. Transportando a análise para realidade local, ela informa que nos anos de 2012, 2013 e 2014 foram instaurados apenas 66 inquéritos para apurar crimes de abuso sexual de vulnerável (menores de 14 anos). “Foram apenas 22 registros por ano, mas sabemos que o número de denúncias é pequena perto da realidade das ocorrências”, observa.

A programação da Semana de Combate a Violência Infantil, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Apucarana (CMCDCA), tem prosseguimento amanhã (22), com a realização 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, com o tema “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”. A conferência terá como palestrante o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Antônio Carlos Malheiros, e acontece de 8 as 17 horas no salão de eventos Espaço e Festa, na Rua Clotário Portugal, 149, Barra Funda. A inscrição para a conferência pode ser feita através do site www.cmdcaapucarana.info.

Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Malheiros é atualmente professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, da Faculdade de Direito Padre Anchieta, das Faculdades Integradas Rio Branco e conferencista da polícia militar do estado de São Paulo, OAB/SP, COGEAE-PUC-SP. É coordenador da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, presidente por dois mandatos da comissão de Justiça e Paz de São Paulo, coordenador nacional de campanha do Conselho Nacional de Justiça. Também é conhecido como o desembargador Totó, que mesmo com a agenda apertada é voluntário como contador de história e treina leitores para crianças de 87 hospitais no país através da Associação Viva e Deixe Viver.

Para marcar o encerramento da semana, no sábado (23), das 13 às 16h30, na Avenida Aviação, uma quadra após o canteiro de obra da Escola Municipal Fernando José Acosta, será promovido o evento “Rua de Recreio. Os eventos de 21 e 22 de maio serão certificados.

Publicações Recomendadas