A Secretaria Municipal de Agricultura convida os produtores de leite para participarem da Palestra Alternativas de Alimentação e Manejo de Gado de Leite. A exposição ocorre no dia 6 de agosto, às 10 horas, no salão nobre da Prefeitura de Apucarana, e será feita pelo médico veterinário José Luiz Porto, superintendente da Secretaria Municipal de Agricultura e especialista em produção de ruminantes pela Universidade Federal de Lavras (Ufla).
O secretário municipal de Agricultura, João Carmo da Fonseca, afirma que a iniciativa faz parte do programa de diversificação da propriedade rural, colocado em prática desde o início do ano pela atual administração. “Promovemos recentemente o seminário de diversificação e geração de renda nas propriedades, que discutiu várias alternativas, entre as quais a produção de leite e a formação de grupos visando a comercialização. Agora vamos continuar esse trabalho, apresentando algumas técnicas aos produtores que ajudam a melhorar o rendimento da atividade”, frisa.
De acordo com o médico veterinário que ministrará a palestra, o objetivo é estimular quem já desenvolve a pecuária leiteira e levar informações para os produtores que queiram ingressar na atividade. “Vamos traçar um quadro atual da pecuária leiteira no município e levar orientações sobre o manejo adequado. Além disso, vamos focar a questão da alimentação, mostrando entre outras coisas que antes de comprar as matrizes o produtor deve se certificar se há comida suficiente na propriedade para os animais”, relata Porto.
Segundo ele, a produção de leite é diretamente proporcional à quantidade e qualidade de alimento disponibilizado às vacas em lactação. “Queremos atingir especialmente o pequeno produtor, aquele que tem entre 5 e 8 vacas, buscando conscientizá-lo que o gado leiteiro precisa de pasto, volumoso e suplementos para que a produção seja constante em 300 dias do ano”, assinala.