Pátio de máquinas da Prefeitura de Apucarana vai receber investimento de R$ 1 milhão em obras da reconstrução

O prefeito Rodolfo Mota autorizou nesta quinta-feira (27/12) o início das obras de construção do refeitório e área de repouso destinada aos servidores municipais lotados na Secretaria de Serviços Públicos. A ordem de serviço foi assinada em evento no pátio de máquinas da Prefeitura de Apucarana. O início dos trabalhos está previsto para o dia 5 de janeiro, com prazo de 10 meses para conclusão. A licitação, vencida pela Construtora Canterteze Ltda, de Arapongas, prevê investimento na ordem de R$ 994.999,90 em recursos municipais. Além de membros do secretariado municipal, prestigiou o ato o vereador Pablo da Segurança.

A reconstrução do local de trabalho dos operários havia sido anunciada pelo prefeito em abril, quando esteve no pátio para inaugurar a sede operacional da Defesa Civil Municipal. Na oportunidade, Rodolfo Mota observou que por décadas os servidores vinham desempenhando suas funções em condições inadequadas de descanso e alimentação, comprometendo não apenas o bem-estar dos trabalhadores, mas também a eficiência e a segurança na execução das atividades diárias.

“O pátio de máquinas foi um dos primeiros lugares que visitei no início do mandato. A situação que encontramos era tão crítica que pedi à equipe de comunicação para não expor todas as imagens. Eu tinha vergonha de mostrar as condições a que os servidores da minha cidade estavam submetidos. Banheiros, cozinha e área de descanso eram ambientes totalmente inadequados, e o vídeo que publicamos na época repercutiu porque muita gente não acreditava que aquilo era a realidade dos trabalhadores que cuidam da nossa cidade”, lembrou Mota, relatando que ainda nos primeiros meses foi realizada uma intervenção emergencial nos banheiros, executada pela própria equipe do pátio.

“Mas eu sabia que aquilo não era suficiente. Por isso determinei a elaboração de um projeto completo de reconstrução. Agora, com investimento de quase R$ 1 milhão em recursos próprios, viabilizamos uma obra que vai garantir um espaço digno para refeições, repouso, organização dos pertences e convivência, tudo dentro das normas sanitárias”, disse o prefeito, agradecendo a cada servidor do pátio de máquinas. “Vocês trabalham sob sol e chuva, muitas vezes sem o reconhecimento que merecem, e ainda assim seguem cuidando da cidade com dedicação. Essa obra é para vocês. A construtora tem o compromisso de executar com qualidade e dentro do prazo, e nós vamos acompanhar de perto. Depois de tantos anos esperando, é hora de entregar um pátio à altura do trabalho que vocês realizam todos os dias”, concluiu.

O secretário municipal de Serviços Públicos, Wendel Metta, salienta que a construção de um refeitório permitirá que os servidores tenham acesso a um ambiente adequado para realizar suas refeições, atendendo às exigências sanitárias e proporcionando maior dignidade no ambiente de trabalho. “A área de repouso, por sua vez, atenderá à demanda dos servidores que atuam em regime de plantão ou que, devido à distância entre sua residência e o local de trabalho, necessitam permanecer na sede da Secretaria por longos períodos”, observa o secretário.

Segundo ele, devido ao aumento da demanda operacional da Secretaria de Serviços Públicos, frequentemente é necessário mobilizar equipes para ações emergenciais (como quedas de árvores, limpeza urbana intensiva e manutenção de vias) fora do horário comercial, exigindo maior permanência dos servidores nas dependências da secretaria. “Quero agradecer ao prefeito pelo olhar atento à Secretaria de Serviços Públicos. O pátio é um setor desafiador, e tenho muito orgulho de, após 11 meses de gestão, dizer que sou secretário desses servidores. Mesmo diante de dificuldades, especialmente nos episódios recentes de fortes chuvas e tempestades, a equipe nunca deixou de atender a população, de cuidar da cidade e de estar à disposição. Essa obra vai trazer mais qualidade de trabalho e mais dignidade para todos. Eles não apenas precisam, como merecem essa melhoria. Em nome dos servidores, agradeço ao prefeito pelo investimento e pelo compromisso com o nosso setor”, destacou Metta.

Segundo explica o secretário Municipal de Obras, engenheiro civil Mateus Franciscon Fernandes, o projeto prevê a reforma integral da área existente, de 640 metros quadrados, e a ampliação de mais 158,47 metros quadrados, totalizando 798,47 metros quadrados de estrutura. A ampliação inclui um novo refeitório com cozinha industrial, área de descanso com dormitórios, reforma do antigo escritório e novos banheiros com vestiários.

“Vamos reconstruir o refeitório, instalar uma cozinha moderna, criar um espaço adequado para repouso e construir um quiosque que incluirá churrasqueira para momentos de confraternização. O novo bloco de banheiros terá cerca de 70 metros quadrados, com chuveiros, sanitários, armários e vestiários. É uma intervenção completa, pensada para oferecer um ambiente digno e funcional para os servidores que atuam diariamente no pátio de máquinas”, comunicou o secretário.

Apucarana participa de encontro do Acelera Paraná e reforça ações estratégicas para atrair novos investimentos

Apucarana reforçou sua atuação no fortalecimento do ambiente de negócios ao participar do encontro regional do programa Acelera Paraná, realizado na quarta-feira (26), em Ivaiporã. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (SEIC), reuniu gestores municipais, representantes do Governo do Estado e empresários com o objetivo de integrar políticas públicas e iniciativas do setor produtivo, visando atrair investimentos e impulsionar o desenvolvimento regional.

O prefeito Rodolfo Mota afirma que Apucarana tem atuado de forma ativa nas ações promovidas pelo programa estadual. “A aproximação com órgãos como a Invest Paraná e diferentes segmentos do setor produtivo é decisiva para consolidar novas oportunidades”, disse Rodolfo Mota. Ao destacar a relevância do encontro, o prefeito reforçou que essa integração institucional com o ambiente de negócios é estratégica para a atração de novos investimentos.

O evento contou com a presença do secretário da SEIC, Marco Brasil, e com as palestras de Rogério José Chaves, diretor de desenvolvimento econômico da Invest Paraná, e de Christiane Yared, coordenadora do Empreendedorismo Feminino no Estado do Paraná.

O secretário municipal de Indústria, Comércio e Serviços, Emerson Toledo, cita algumas ações que estão sendo desenvolvidas em Apucarana, como a reestruturação da pasta que está atendendo em um novo espaço, garantindo um atendimento mais eficiente, moderno e acolhedor para os empreendedores.  “Estamos avançando e buscando uma aproximação cada vez maior com o setor produtivo. A nossa equipe vem participando de eventos do governo do Estado, buscando estreitar a relação com órgãos como a Invest Paraná, que é a porta de entrada para quem quer investir no Estado”, pontuou Toledo.

Apucarana esteve representada no evento por Neno Leiroz, Superintendente do Trabalho e Qualificação, e Alexandre Spaciari Kulchpil, assessor da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços de Apucarana. Neno Leiroz ressaltou a qualidade das informações compartilhadas durante o evento, destacando a presença de Rogério José Chaves. “O diretor de Desenvolvimento Econômico da Invest Paraná apresentou programas voltados para facilitar a abertura de novos empreendimentos, orientou sobre as potencialidades econômicas do Paraná e destacou o apoio do Estado a iniciativas que geram empregos e impulsionam o desenvolvimento regional”, afirmou Leiroz.

O superintendente também destacou a importância do alinhamento entre as políticas estaduais e as estratégias municipais. “Participar desses encontros nos permite alinhar nossas ações às diretrizes do Governo do Estado e identificar oportunidades concretas para Apucarana. O Acelera Paraná é um canal eficaz para trocar experiências, compreender melhor os mecanismos de atração de investimentos e ampliar nossa rede de parcerias”, avaliou.

Por fim, Neno Leiroz reforçou o compromisso da administração municipal em manter uma postura proativa frente ao desenvolvimento econômico. “Estamos focados em criar um ambiente ainda mais favorável aos negócios, com suporte institucional e infraestrutura adequada. A presença de Apucarana nesse encontro demonstra o empenho contínuo da gestão do prefeito Rodolfo Mota em garantir que a cidade esteja sempre na rota de novos investidores”, concluiu.

Prefeitura reforça orientações sobre uso do estacionamento rotativo digital em Apucarana

A Prefeitura de Apucarana reforça aos motoristas que a compra de créditos do estacionamento rotativo está sendo realizada exclusivamente pelo aplicativo Estacione Legal ou nos pontos de venda credenciados. O ticket de papel, no formato raspadinha, não está mais disponível.

Para facilitar a adaptação ao sistema digital, agentes de trânsito estão atendendo diretamente os usuários na Praça Rui Barbosa. O secretário municipal de Segurança, Transporte, Trânsito, Mobilidade Urbana e Defesa Civil (Segtran), Vilson Laurentino da Silva, explica que a equipe permanecerá no local por cerca de duas semanas. “Os nossos agentes estão na Praça Rui Barbosa, auxiliando os usuários que tenham alguma dúvida ou dificuldade na hora de baixar o aplicativo ou comprar e ativar o crédito digital. Mas, de antemão, garantimos que o processo é bem simples e rápido”, afirmou.

O aplicativo Estacione Legal está disponível na Apple Store e no Google Play. Para utilizá-lo, o motorista deve baixar o app, realizar o cadastro, selecionar Apucarana, registrar o veículo e confirmar a adesão pelo e-mail em até 24 horas. A forma de pagamento — cartão ou PIX — é escolhida somente no momento de carregar os créditos.

De acordo com o secretário, a prioridade é o uso do aplicativo, mas o sistema também oferece alternativas para quem não tem acesso ao celular ou à internet. “Os usuários que, por algum motivo, não tenham acesso ao celular ou à internet, podem comprar e ativar o crédito por placa nos estabelecimentos comerciais credenciados pelo município”, detalhou. Os pontos autorizados são: Foto Fanny, Foto Nikkon (loja da Praça Rui Barbosa), Nerimar Livraria e Papelaria e Sport Center.

O rotativo digital mantém a tolerância de 10 minutos após o motorista estacionar na vaga. Depois desse período, é necessário ativar o crédito pelo aplicativo ou nos pontos credenciados. O valor cobrado é de R$ 0,80 por meia hora ou R$ 1,60 por uma hora.

Em caso de ausência de registro, o agente de trânsito emitirá uma notificação de R$ 16,00, que pode ser quitada em até cinco dias. O não pagamento resulta em multa de R$ 195,23, considerada infração grave, com cinco pontos na CNH.

O estacionamento rotativo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h. No primeiro e segundo sábados de cada mês, o horário se estende até 18h, acompanhando o funcionamento especial do comércio.

CAPS AD promove roda de conversa sobre o Mês da Consciência Negra

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) realiza, nesta quinta-feira (27/11), às 14 horas, uma roda de conversa especial em alusão ao Mês da Consciência Negra. A atividade, destinada às pessoas assistidas pela unidade, será conduzida pela psicóloga Mara Prates, ativista do Coletivo de Mulheres Negras de Apucarana.

A ação integra a programação da Oficina de Direitos do CAPS AD e busca ampliar o acesso à informação, promover o diálogo e fortalecer a cidadania. A assistente social residente em Saúde Mental, Ananda Oliveira, destaca que o encontro contribuirá para aproximar o público atendido das iniciativas de valorização da identidade e da luta antirracista. “O objetivo é apresentar o Coletivo de Mulheres Negras às pessoas assistidas aqui no CAPS AD, abordando temas essenciais para o fortalecimento da cidadania, da identidade e dos direitos da população negra”, explicou.

Comemorado em novembro, o Mês da Consciência Negra incentiva a reflexão sobre a trajetória do povo negro no Brasil e sua contribuição para a cultura, a história e as tradições do país. A data reforça a importância do respeito à diversidade e do compromisso coletivo no combate ao racismo.

Vinculado à rede municipal de saúde, o CAPS AD é um serviço essencial voltado ao atendimento de pessoas que enfrentam transtornos relacionados ao uso de substâncias psicoativas. A unidade está localizada na Rua Jamil Soni, 174, no Bairro 28 de Janeiro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (43) 9967-0429.

Apucarana conquista bons resultados no Bocha Paraná e nos Jogos do Vale do Ivaí

A bocha de Apucarana segue em ascensão e garantiu dois importantes resultados em competições regionais. As duplas que representam o município conquistaram o terceiro lugar tanto na 10ª etapa do Bocha Paraná, realizada em Umuarama, quanto nos Jogos do Vale do Ivaí, disputados em Jardim Alegre.

O prefeito Rodolfo Mota destacou o empenho dos atletas e o fortalecimento da modalidade na cidade. Segundo ele, os resultados refletem a dedicação contínua da equipe e o incentivo que o município tem dado à participação em torneios regionais.

Na 10ª etapa do Bocha Paraná, representaram Apucarana os atletas Márcio, Adriano, Alziro, Sílvio e Carlos. A competição, que ocorre mensalmente em diferentes cidades, reuniu jogadores de toda a região. A dupla Alziro e Carlos garantiu o terceiro lugar da etapa, enquanto Márcio e Adriano ficaram em quinto.

A próxima etapa já tem data definida: será no dia 13 de dezembro, no Clube Olímpico de Maringá. A equipe de Apucarana, com apoio da Secretaria Municipal de Esportes, participará da disputa que encerra o calendário anual.

Jogos do Vale do Ivaí – Paralelamente ao Bocha Paraná, a equipe também representou o município nos Jogos do Vale do Ivaí, realizados no último final de semana em Jardim Alegre. O time formado por Edevaldo, Alziro, Renan, Márcio, Adriano, Daniel, Carlos César e Valdecir encerrou a competição na terceira colocação.

 

Ministério Público recomenda fiscalização de vagas exclusivas e guias rebaixadas em estabelecimentos de Apucarana

A Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria de Segurança Pública, Transporte, Trânsito, Mobilidade Urbana Municipal e Defesa Civil (Segtran) e da Secretaria de Obras, iniciou nesta semana uma força-tarefa de fiscalização sobre o uso de estacionamentos exclusivos para clientes e guias rebaixadas em estabelecimentos comerciais da cidade. A iniciativa segue recomendação administrativa do Ministério Público do Paraná (MPPR), por intermédio da 2ª Promotoria de Justiça, e busca assegurar o cumprimento da Resolução nº 302/2008 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e da Lei do Sistema Viário de Apucarana (LC 10/2020).

De acordo com denúncias encaminhadas ao Ministério Público, diversos estabelecimentos vinham transformando recuos e acessos públicos em vagas privativas, instalando placas de exclusividade e obstáculos para impedir o uso coletivo dos espaços, o que fere a legislação de trânsito e restringe o direito dos demais cidadãos. Os locais identificados em situação irregular estão sendo notificados para se adequarem. O secretário da Segtran, major Vilson Laurentino da Silva, explica que o Departamento Municipal de Trânsito é responsável pela autorização e fiscalização do rebaixamento de guias, conforme as normas do CONTRAN, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e das leis municipais. “A legislação vigente permite o rebaixamento de apenas 30% da testada do lote, exclusivamente para acesso ao interior do terreno. Em caso de rebaixamento total, é ilegal impedir o estacionamento de qualquer pessoa, seja cliente ou não”, reforça o secretário.

A recomendação do MPPR teve origem em denúncias de condutores que foram impedidos de estacionar em áreas onde o rebaixamento da guia não atendia às especificações legais. “A demanda, iniciada em maio deste ano, resultou na abertura de um procedimento administrativo com orientações a serem cumpridas. Por isso estamos nesta fase de diálogo com os empresários, para que façam os ajustes necessários conforme a legislação vigente” informa o major Vilson. Ele destaca ainda que a equipe de engenharia da Secretaria de Obras está à disposição dos proprietários para prestar todas as orientações técnicas.

O secretário também enfatiza que, quando há rebaixamento total da guia para uso de vagas no recuo, fica proibida a destinação do espaço para estacionamento privativo — seja por meio de placas como “exclusivo para consumidores/clientes” ou pela colocação obstáculos como correntes e cones, antes, durante ou após o horário de funcionamento. “Estamos em etapa de orientação, mas o descumprimento das normas resultará em autuação por parte do município”, alerta.

Na recomendação administrativa, a promotora de Justiça Fernanda Lacerda Trevisan Silvério ressalta que, ao criar estacionamento de recuo e fixar avisos de exclusividade para consumidores, as vagas deixam de cumprir sua função pública, prejudicando a coletividade. “Assim, qualquer condutor, cliente do estabelecimento ou não, pode e deve acessar o estacionamento de recuo e utilizá-lo pelo tempo necessário. O estabelecimento pode criar vagas exclusivas para clientes, desde que a entrada e saída atendam integralmente aos espaçamentos previstos na Lei do Sistema Viário de Apucarana, garantindo a permanência do estacionamento público paralelo ao passeio”, afirma a promotora.

Reunião com profissionais da área – O secretário municipal de Obras, engenheiro civil Mateus Franciscon Fernandes, explica que, além de orientar os proprietários de estabelecimentos, a prefeitura também dialoga com profissionais responsáveis pelos projetos. “A Secretaria de Obras e o Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan) já se reuniram com engenheiros, arquitetos, técnicos em edificações e topógrafos, apresentando o padrão de calçadas e reforçando que sejam observadas todas as normas aplicáveis. Também recomendamos que orientem seus clientes sobre a vedação de alterações posteriores à aprovação do projeto sem prévia consulta técnica”, relata.

Após as orientações, acrescenta o secretário, foi informado que a Secretaria de Obras realizará fiscalizações in loco, em conjunto com o setor de Postura do Município. “Casos em que forem constatadas guias rebaixadas com vagas exclusivas, barreiras, correntes ou dispositivos semelhantes resultarão em notificação imediata para adequação”, conclui.

Prefeitura reforça prazo para requerimento de Promoção Vertical na rede municipal de Educação

A Autarquia Municipal de Educação (AME) de Apucarana reforça que o prazo para os professores da rede municipal protocolarem o requerimento de Promoção Vertical termina na próxima sexta-feira, dia 28 de novembro. O procedimento é regulamentado pela Instrução Normativa nº 15/2025, que foi encaminhada a todos os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e escolas da rede.

Podem solicitar a Promoção Vertical os profissionais do quadro do magistério que concluíram o estágio probatório em 2025 e aqueles que assumiram outro padrão no mesmo cargo neste ano — conforme a Lei nº 33/2022. Também estão aptos os servidores que concluíram cursos de Mestrado ou Doutorado na área da Educação, os quais podem requerer a gratificação de mérito referente ao título. É necessário ter decorrido pelo menos dois anos desde a última Promoção Vertical recebida.

O prefeito Rodolfo Mota destacou o avanço na valorização dos profissionais da rede. Segundo ele, 156 servidores concluíram recentemente o período de três anos do estágio probatório, sendo 106 professores do Ensino Fundamental e 50 da Educação Infantil. “No último dia 7, no Cine Teatro Fênix, nós reunimos esses profissionais para celebrar a conquista e entregar a eles seus certificados. Foi a primeira vez que isto aconteceu na história da Educação. Nós estamos vivendo um novo momento, de valorização dos servidores”, afirmou.

O requerimento deve ser protocolado presencialmente na sede da AME, localizada na Avenida Jaboti, 195, Vila Martins. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Para solicitar a elevação para a Classe LP, o profissional deve apresentar cópia autenticada do diploma de Licenciatura Plena ou do certificado de conclusão ou histórico escolar que contenha a data de conclusão e colação de grau. Já para a Classe PG, é necessário apresentar cópia autenticada do certificado ou diploma de Pós-Graduação lato sensu reconhecido pelo Ministério da Educação. Nos casos de gratificação por mérito, devem ser apresentados os diplomas de Mestrado ou Doutorado, também em cópia autenticada.

A Promoção Vertical produzirá efeitos financeiros e funcionais a partir do exercício seguinte à homologação do resultado, sem efeito retroativo.

Produtora de Apucarana vence Concurso Café Qualidade Paraná

A cafeicultora Flávia Guimarães da Silva Rosa, de Apucarana, conquistou o 1º lugar na categoria café natural do 23º Concurso Café Qualidade Paraná, uma das principais premiações do país. A cerimônia de entrega ocorreu nesta terça-feira (25/11), no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, reunindo cafeicultores, lideranças do setor, técnicos, pesquisadores e autoridades, entre elas o vice-governador Darci Piana e o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Márcio Nunes.

O prefeito Rodolfo Mota parabenizou a produtora e destacou que a conquista reforça a elevada qualidade dos cafés produzidos em Apucarana. Ele lembrou que o município tem sua história diretamente ligada à cafeicultura, atividade que segue importante para a economia local e preserva uma forte memória cultural. “Quem chegou aqui nas décadas de 50, 60 e 70 viveu o auge do café antes da geada negra. Mesmo depois disso, muitos produtores continuaram na atividade e passaram a investir em cafés de qualidade”, afirmou Rodolfo Mota.

Promovido pela Câmara Setorial do Café do Paraná — formada pelo Sistema Faep, Seab, IDR-Paraná e Associação dos Engenheiros Agrônomos de Londrina — o concurso é considerado o terceiro maior do gênero no Brasil, ficando atrás apenas das premiações realizadas em Minas Gerais e Espírito Santo, principais produtores nacionais de café. Em sua 23ª edição, a competição analisou mais de 100 amostras enviadas por produtores paranaenses, que separaram lotes específicos para avaliação.

O concurso premiou os cinco melhores cafés nas categorias natural, cereja descascado e melhor café por região do Estado. Além da vitória de Flávia Guimarães da Silva Rosa na categoria natural, a competição reconheceu Sirlene Soares dos Santos Souza, de Pinhalão, como campeã na categoria descascado. Já na categoria regional, o 1º lugar ficou com Natalina Bovo Bretan, de Ivaiporã.

 

Apucarana sedia em dezembro seminário de cafés especiais

Evento vai aproximar produtores, cafeterias e consumidores, fortalecendo a identidade regional do café

Um dos desafios atuais dos cafeicultores locais é ampliar a presença dos cafés produzidos em Apucarana nas cafeterias da própria cidade. “Apesar da qualidade reconhecida e premiada dos nossos grãos, muitos estabelecimentos ainda compram café de fora. A intenção é incentivar as cafeterias, bares e comércios locais a servirem o café daqui. É uma forma de valorizar o agricultor familiar, gerar renda local e fortalecer um produto que nos representa”, afirmou o prefeito.

Com esse objetivo, Apucarana sediará no dia 2 de dezembro, das 14h às 19h, na Sociedade Rural de Apucarana, o 1º Seminário de Cafés Especiais da Região de Apucarana. A iniciativa deve reunir cafeicultores e técnicos rurais, baristas, proprietários de cafeterias, representantes de universidades e consumidores, em um espaço voltado à troca de conhecimento, experiências e oportunidades de negócios. O evento busca fortalecer a identidade do café regional e impulsionar o mercado de cafés especiais no município e na região.

Rodolfo Mota reforça que o seminário tem como objetivo aproximar os elos da cadeia produtiva. “Tem quem produz café de alta qualidade, tem quem torra e prepara, e tem quem consome. A ideia é conectar tudo isso. É um evento construído a muitas mãos, envolvendo Apucarana e toda a região da Serra de Apucarana e da Serra do Pirapó”, disse.

A programação prevê palestras técnicas sobre cafés especiais e mercado, abordagens sobre Indicações Geográficas dos Cafés do Paraná, orientações sobre regularização de torrefações, demonstração de torra e degustação sensorial. Também está programado um concurso regional, com participação de produtores de Apucarana, Cambira, Califórnia e Jandaia do Sul.

Apucarana inicia diagnóstico estratégico sobre a população em situação de rua

A partir de dezembro, Apucarana dará início a um diagnóstico amplo, técnico e transparente sobre a população em situação de rua. O levantamento, inédito no município, foi estruturado para aprimorar o planejamento e a execução das políticas públicas, qualificar o atendimento e contribuir para o aumento da sensação de segurança nos espaços urbanos. Além do diagnóstico, está previsto um mutirão de ações em data a ser definida pelo Governo do Estado.

O trabalho buscará reunir dados atualizados, identificar perfis, mapear demandas e subsidiar a formulação de políticas eficazes e orientadas por evidências. “A iniciativa reforça a organização dos serviços, qualifica atendimentos e amplia a capacidade institucional de resposta”, destaca o prefeito Rodolfo Mota. A ação já vem sendo construída de forma integrada com o Estado: o município participou de três reuniões estratégicas com a Secretaria de Justiça. O prefeito Rodolfo Mota esteve presente na primeira delas, realizada em outubro, em Curitiba, com a participação do secretário de Justiça e Cidadania do Paraná, Valdemar Bernardo Jorge, ocasião em que foi tratada a criação do grupo de trabalho que envolve também outros municípios do Estado. O diagnóstico contará com iniciativas como censo municipal, mapeamento dos territórios de maior incidência e abordagens integradas entre equipes de assistência, saúde e segurança pública.

Coordenada pela Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, a ação se estenderá até março de 2026 e conta com a parceria da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) e das Secretarias de Estado da Justiça e da Segurança Pública do Paraná.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, advogada Fabíola Carrero, as ações previstas incluem: realização de um censo municipal; mapeamento dos territórios com maior incidência; abordagens integradas entre equipes de assistência, saúde e segurança pública; serviços de saúde diretamente em campo; escutas qualificadas; diagnósticos individualizados; atualização dos fluxos de atendimento para respostas mais rápidas; além de campanhas de orientação e conscientização da população.

“Com esse trabalho, Apucarana reafirma o compromisso com uma gestão planejada, transparente e baseada na integração intersetorial, garantindo também mais segurança tanto para a população em situação de rua quanto para toda a comunidade. O diagnóstico será uma ferramenta estratégica para orientar decisões e promover transformações na política social local”, conclui a secretária.

Prefeitura de Apucarana alerta população sobre golpe que usa falso convite para clonar WhatsApp

A Prefeitura de Apucarana emitiu na tarde desta terça-feira (25/11) um alerta urgente à população sobre um golpe que tem circulado na cidade. Criminoso está utilizando o nome da administração municipal e do prefeito Rodolfo Mota para fazer ligações persuasivas, oferecendo falsos convites para jantares, confraternizações ou encontros oficiais, com o objetivo de clonar contas de WhatsApp.

Segundo o prefeito, o golpista conduz a conversa de forma convincente, simulando um contato institucional legítimo para, ao final, solicitar um código numérico que chega por SMS. Trata-se, na realidade, do código de verificação do próprio aplicativo, que permite ao criminoso assumir integralmente a conta da vítima. “Em hipótese alguma, eu ou qualquer servidor da Prefeitura pediremos códigos para confirmar presença em eventos. Fiquem atentos e alertem familiares e amigos”, reforça Rodolfo Mota.

A administração orienta que nenhum cidadão repasse códigos recebidos por SMS, independentemente do motivo alegado durante a ligação. Servidores públicos não fazem solicitações desse tipo e qualquer pedido dessa natureza deve ser tratado como tentativa de golpe. Caso alguém receba um contato suspeito, a recomendação é encerrar imediatamente a chamada e denunciar para a polícia.

O caso já foi comunicado à Polícia Civil. O secretário municipal de Segurança, Vilson Laurentino da Silva, registrou um boletim de ocorrência na 17ª Subdivisão Policial ainda nesta terça-feira (25/11). O documento relata que a tentativa de golpe ocorreu a partir de um número com DDD 43, no qual o golpista se passava por secretário (a) do prefeito e tentava induzir a vítima a clicar em um link falso para viabilizar a clonagem do WhatsApp.

A Prefeitura também reforça a importância de ativar a verificação em duas etapas no WhatsApp, ferramenta que cria uma camada adicional de proteção e impede o acesso indevido mesmo que o golpista obtenha o código inicial. O recurso pode ser habilitado pelo próprio aplicativo, no menu Configurações > Conta > Verificação em Duas Etapas.

O município orienta que familiares e amigos também sejam alertados, reduzindo o risco de que outras pessoas sejam enganadas por golpes que utilizam indevidamente o nome da administração municipal. Qualquer tentativa suspeita pode ser comunicada à Guarda Municipal, pelo número 153, ou diretamente à Polícia Civil, pelo número 197.