Empreiteira realiza reparos em recape da Rua Ponta Grossa

Trechos de recape da Rua Ponta Grossa, entre as ruas Clóvis da Fonseca e Padre Severino Cerutti, passaram por reparo nesta quinta-feira (20/02). O serviço, executado pela empreiteira que realizou a obra no ano passado, foi supervisionado pela equipe de engenharia da Secretaria de Obras da Prefeitura de Apucarana.

Segundo relata o secretário municipal, engenheiro civil Mateus Franciscon Fernandes, vários pontos ao longo do trecho recapeado pela empresa apresentaram desagregação de material, o que comprovou que o serviço não atendeu às especificações técnicas previstas no contrato. “A empreiteira do chamado “lote 2” respondeu às notificações da prefeitura e do Paranacidade, e está agora promovendo os reparos necessários para garantir segurança, trafegabilidade e durabilidade ao pavimento”, pontua o secretário de Obras.

Uma das principais ruas da área central de Apucarana, por onde passam diariamente cerca de 7 mil veículos e 180 ônibus que fazem linhas do transporte coletivo, o recape da rua Ponta Grossa ocorreu em duas etapas executadas por empreiteiras diferentes. O “lote 1”, aprovado pela vistoria técnica, abrangeu o trecho entre as ruas Guarapuava e Clóvis da Fonseca.

Comitiva de Marumbi conhece a rede municipal de educação de Apucarana

Na tarde de ontem (19/2), Apucarana recebeu uma comitiva da cidade de Marumbi, que veio conhecer projetos e práticas de sucesso implementados na rede municipal de educação. O grupo, liderado pela secretária de Educação de Marumbi, Anelita Cividini, e composto pelas assessoras Maria Célia Bissoli, Cynthia dos Santos Conceição, Vera Lúcia do Couto Trindade e Mariana Marques, foi recepcionado pela secretária de Educação de Apucarana, Ana Paula do Carmo Donato.

A secretária Anelita Cividini destacou as diferenças entre os dois municípios, mas reforçou a importância de aprender com as boas práticas adotadas em Apucarana. “Marumbi é um município pequeno em comparação a Apucarana, com apenas uma escola e dois CMEIs. No entanto, acreditamos que muitos dos projetos que vimos aqui podem ser adaptados à nossa realidade. Queremos caminhar lado a lado”, afirmou.

A secretária Ana Paula do Carmo Donato enfatizou a importância da troca de experiências. “Nós assumimos a gestão há pouco mais de um mês, e o intercâmbio com outros gestores é sempre muito valioso para o aprimoramento do nosso trabalho”, destacou.

Durante a visita, a comitiva percorreu a Escola Municipal Professora Maria Madalena Côco, localizada na Vila Martins, e o CMEI Josa Ribeiro, na Vila São Carlos. Também estiveram na sede da Autarquia Municipal de Educação de Apucarana, onde puderam conhecer mais sobre a organização e a gestão da educação no município.

Prefeitura amplia acesso à arte e cultura com inscrições abertas na Escola Municipal de Artes

A Secretaria da Promoção Artística, Cultural e Turística da Prefeitura de Apucarana (Promatur) abre a partir da próxima terça-feira (25/02) as inscrições para interessados em participar da Escola Municipal de Artes, com aulas gratuitas de música, teatro e dança.

A confirmação foi feita pelo prefeito Rodolfo Mota e pelo secretário da Promatur, Rodrigo Liévore (Recife). Para cada modalidade haverá dia específico de cadastro. “Nos dias 25 e 26 devem comparecer ao Cine Teatro Fênix as pessoas que desejam cursar musicalização. Já nos dias 27 e 28 de fevereiro, interessados em ballet e teatro”, esclarece Recife. “Vamos receber a todos com muito carinho para tirar dúvidas e encaminhar a inscrição, que neste ano conta com nas regras em um processo de seleção mais democrático”, afirma o secretário.

Metade das vagas disponíveis será destinada para quem possui cadastro social, autistas e pessoas com deficiência (PcD). “Centenas de pessoas da nossa comunidade que serão atendidas com acesso gratuito à arte e cultura”, destaca o prefeito Rodolfo Mota.

Outra novidade é que os interessados poderão levar o formulário de inscrição para preenchimento domiciliar. “Convido a todos os interessados em atuar junto à Escola de Artes para que compareçam nos dias de inscrição e retirem a sua ficha. Nossa equipe vai orientar sobre as novas regras e a pessoa, se desejar, poderá levar para casa o formulário e depois, na data orientada, devolver para a Promatur”, detalha o prefeito, frisando que as aulas são gratuitas e acontecem em vários períodos ao longo do dia. “Oportunidades para crianças, jovens, adultos e idosos”, reforça Rodolfo Mota.

Serviço: A Escola Municipal de Artes de Apucarana funciona no Cine Teatro, localizado na Avenida Curitiba, 1215. O telefone é o 3308-1419 onde informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Prefeitura avança na recuperação da frota da Saúde para fortalecer o atendimento à população

A Prefeitura de Apucarana concluiu nesta semana levantamento técnico sobre as reais condições dos veículos da Autarquia Municipal de Saúde (AMS). O relatório, apresentado nesta quarta-feira (19/02) ao prefeito Rodolfo Mota pelo secretário de Saúde, Dr. Guilherme de Paula, revelou uma série de pendências herdadas da gestão anterior, que incluem dívidas de manutenção em oficinas credenciadas, documentação irregular de várias unidades e multas pendentes, dezenas de veículos com revisão fora do prazo e sem equipamentos essenciais com estepe e macacos, além vários veículos sucateados.

Segundo avaliação da atual administração, levando em consideração a Tabela FIPE, o prejuízo estimado aos cofres públicos é na ordem de R$2 milhões, somente em veículos irrecuperáveis. “Nos deparamos com mais de 100 veículos da nossa Saúde sem manutenção adequada, dívidas acumuladas e equipamentos sucateados. Mas nada disso nos abala, pois durante o trabalho de transição já tivemos uma ideia do que iríamos encontrar em praticamente todas as secretarias. Esses desafios não nos desanima, mas nos fortalece, pois foi para isso que nos propusemos na eleição e vamos honrar com a população, que é trabalhar incansavelmente para construir o futuro e cuidar das pessoas”, disse Mota, que nesta quarta-feira esteve pessoalmente em uma das oficinas onde estão 10 veículos da AMS. “Alguns desses veículos foram encaminhados para conserto em novembro e dezembro, e há casos que foram levados em julho e agosto do ano passado. Estamos trabalhando para pagar as pendências, uma conta que pode ultrapassar os R$300 mil, para colocá-los novamente em uso e poder oferecer um serviço de qualidade à nossa população”, concluiu o prefeito.

O secretário municipal da Saúde, Dr. Guilherme de Paula, reforça que diversos veículos essenciais para o atendimento da população estão inoperantes devido ao abandono da gestão anterior. “Fizemos um levantamento e identificamos mais de R$ 77.135,42 em dívidas de manutenções não pagas. Veículos essenciais estão há meses em oficinas, muitos sem contrato ou sem previsão de conserto”, relata o secretário.

De Paula relata que muitos veículos também foram deixados com documentação irregular, incluindo seguro obrigatório e multas pendentes no valor de R$ 36.561,49. “Também há veículos completamente inviáveis para recuperação. Pelo menos 14 unidades em estado de sucata, além de outros que podem ser incluídos na mesma situação devido ao estado crítico em que se encontram, tornando a recuperação financeiramente inviável. Um prejuízo de cerca de R$2 milhões aos cofres públicos aos mensurarmos pela tabela FIPE”, estima o secretário;

O levantamento técnico apontou ainda mais de 100 veículos com troca de óleo vencida e outras manutenções atrasadas em até um ano. “Temos ambulâncias, ônibus, vans e carros de apoio parados por falta de manutenção básica. Além disto, muitos veículos circulam com falta de equipamentos essenciais, como estepes, macacos e pneus ruins”, reitera Dr. Guilherme de Paula, secretário da Saúde de Apucarana.

Além de já ter tomado providências em caráter emergencial para sanar os problemas, entre elas a liberação de investimento imediato de R$ 115 mil em manutenções para retomada dos atendimentos, compra de pneus para ambulâncias e veículos do SAMU, regularização de documentos, a Autarquia de Saúde encaminha estudo e orçamento para aquisição de novos veículos e substituição da frota sucateada. “A atual gestão está empenhada em corrigir os erros do passado e garantir que o transporte da saúde volte a funcionar de maneira eficiente. É essencial que a população tenha acesso a um serviço de qualidade, com segurança e pontualidade no atendimento”, concluiu o secretário Guilherme de Paula.

Apucarana vai retomar as cirurgias eletivas para diminuir fila de espera

Com a liberação por parte do governo do Estado das cirurgias eletivas para o Município de Apucarana, a Autarquia de Saúde deverá iniciar a chamada dos pacientes que aguardam na fila de espera das cirurgias eletivas. O prefeito Rodolfo Mota, acompanhado do secretário municipal de Saúde, Guilherme de Paula, anunciou nesta quarta-feira (19/02) que nos próximos dias deverão ser encaminhados cerca de 120 pacientes.

“Em Apucarana, há casos de pessoas que estão há 4 e até 5 anos aguardando por uma cirurgia de hérnia. Como se passou tanto tempo, nós vamos chamar essas pessoas que estão na fila, tanto  para essa quanto para outras cirurgias, para verificar se elas ainda estão necessitando desse procedimento”, explica Rodolfo Mota.

Na sequência, conforme o prefeito, as cirurgias serão agendadas em hospitais da região. “E não apenas em um único hospital, mas em vários aqui da nossa região para que possamos diminuir drasticamente a fila de espera ao longo deste ano”, afirma.

As cirurgias eletivas são aquelas que não demandam urgência e que podem ser programadas. Entre elas, estão procedimentos de laqueadura, hérnia (diversos tipos), oftalmológicas, hemorróida, fístula, vesícula, vasectomia e das áreas de otorrino e ortopedia.

Os custos das cirurgias serão bancados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que autorizou a realização dos procedimentos. “Nós estamos trabalhando em conjunto com a Sesa e com a Regional de Saúde de Apucarana. Quero agradecer ao secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, ao chefe da 16ª Regional da Saúde, Lucas Leugi, e ao governador Ratinho Junior que é o comandante desta ideia visando fazer um trabalho de resgate da dignidade das pessoas”, enfatiza Rodolfo Mota.

Lei estabelece valor das gratificações para cargos de chefia

Entre as três leis sancionadas pelo prefeito Rodolfo Mota nesta quarta-feira (19/02), está a 004/2025, que estabelece os valores de Função Gratificada (FG) para o funcionalismo nos cargos de chefia. Foram criados o FG-01 para chefe de divisão (R$ 2.500), FG-02 para chefe de seção  (R$ 1.500) e FG-03 para chefe de setor (R$ 1.000).

Rodolfo Mota afirma que houve avanço nos valores da proposta inicial apresentada pelo Executivo, após diálogo com os sindicatos que representam os servidores municipais. “O pagamento das funções gratificadas é para aqueles servidores que comandam e fazem um trabalho extra em relação à sua função. Essas gratificações passarão a ser concedidas com mais critério e são para chefes de equipes, de divisões, de setores, enfim, servidores que fazem jus a esse recebimento”, reforça.

Rodolfo Mota assinou a lei acompanhado do vice-prefeito Marcos da Vila Reis, dos secretários municipais e dos vereadores Moisés Tavares e Wellington Gentil. O prefeito de Apucarana também agradeceu aos demais vereadores, que aprovaram a legislação que foi encaminhada pelo Executivo.

Lei garante conquista histórica do salário mínimo para o funcionalismo

O prefeito Rodolfo Mota sancionou nesta quarta-feira (19/02) a Lei 003/2025, que estabelece o piso salarial mínimo para os servidores públicos municipais em R$ 2.100. “É um marco histórico para Apucarana, garantindo que nenhum servidor tenha como vencimento básico menos do que R$ 2.100”, enfatiza Rodolfo Mota. No mesmo ato, o prefeito também sancionou as leis 004 e 005, que estabelecem os valores das funções gratificadas.

De acordo com o prefeito, esse valor é maior do que o piso de muitas categorias profissionais no estado do Paraná. “São 451 servidores que estão sendo contemplados inicialmente. O que estamos fazendo é um socorro àqueles servidores que nos relataram que, depois dos descontos, estavam ganhando menos do que um salário mínimo”, reitera Rodolfo Mota.

O prefeito afirma que o salário mínimo do servidor atenderá funcionários que trabalham em órgãos como a Autarquia de Serviços Funerários (Aserfa), Pátio de Máquinas, Autarquia de Educação e Autarquia de Saúde. “São servidores que estão nas nossas creches, nas escolas e nas ruas cuidando da cidade. À medida em que são valorizados, eles conseguem ter uma vida melhor e também prestar um serviço melhor para a comunidade”, pontua.

O prefeito lembra ainda que alguns servidores já recebiam um abono de R$ 150, garantido por legislações anteriores. “Este abono também está mantido, fazendo com que o salário desses servidores chegue – somado com o piso mínimo criado – a R$ 2.250”, explica Rodolfo Mota, acrescentando que o piso mínimo do funcionalismo representará um impacto de R$ 2 milhões por ano na folha salarial do Município.

O prefeito agradeceu ao líder do prefeito na Câmara, Moisés Tavares, ao presidente do Legislativo, Danylo Acioli, e também a todos os demais vereadores que aprovaram por unanimidade o projeto de lei encaminhado pelo Executivo. Também acompanharam a sanção das leis a primeira-dama e secretária da Mulher e Assuntos da Família, Karine Mota, o vice-prefeito, Marcos da Vila Reis, o vereador Wellington Gentil e demais secretários municipais.

Apucarana elimina potenciais focos da dengue em parque municipal

A Prefeitura de Apucarana realizou nesta terça-feira (18/02) um arrastão de limpeza no Parque Municipal Jaboti. A ação faz parte da “Operação Guerra contra a dengue”, lançada no último sábado pelo prefeito Rodolfo Mota, e foi coordenada pela Secretaria de Serviços Públicos.

Segundo o secretário da pasta, Wendel Sulivan Meta, o trabalho da equipe municipal resultou no recolhimento de muitos materiais com potencial de se tornarem criadouros do mosquito Aedes Aegypti. “Nesta guerra contra a dengue retiramos do Parque Jaboti mais de 100 sacos de todo tipo de material, como garrafas, plástico, papel, e outros lixos que com certeza poderiam servir de foco de proliferação do mosquito”, disse o secretário.

Ele frisa que é uma determinação do prefeito Rodolfo Mota garantir a limpeza da cidade. “Esse trabalho que realizamos no Jaboti vamos levar toda Apucarana”, pontuou Meta, pedindo à população que faça a sua parte e ajude a fiscalizar. “O poder público tem feito a sua parte e contamos com as pessoas para garantir uma cidade limpa e livre da dengue”, solicitou.

O prefeito Rofolfo Mota frisa que o combate à dengue é uma responsabilidade de todos. “A prefeitura, as equipes da saúde, as forças de segurança estão fazendo a sua parte para que tenhamos o controle da situação. As vidas são importantes e por isso todos os apucaranenses precisam estar juntos nesta guerra contra a dengue. Quase 80% dos focos do mosquito estão dentro dos quintais e por isso é fundamental que cada morador faça a sua parte e mantenha os quintais livres de qualquer material, por mais pequeno que seja, que possa acumular água e servir de criadouro do mosquito”, pontuou Mota.

Denúncias – A “Operação Guerra contra a Dengue” conta com um canal de denúncias onde a comunidade pode informar locais onde potencialmente possam existir criadouros do mosquito. A população pode enviar informações, juntamente com fotos, pelo aplicativo de mensagens WhatsApp pelo número (43) 99626-7658.

Apucarana fixa prazo de 15 dias para proprietários executarem limpeza de terreno

A Prefeitura de Apucarana emitiu nesta terça-feira (18/02) edital de notificação a todos os proprietários de imóveis alertando sobre a obrigatoriedade legal de manterem a manutenção da limpeza de lotes urbanos não edificados.

O documento, publicado em Diário Oficial, é regulamentado pelo Decreto Municipal nº 084/2025, que estabelece prazo de 15 dias para que sejam executados os serviços necessários de limpeza, roçagem e, se necessário, a remoção de entulho e lixos acumulados. “Decorrido este prazo, caso o proprietário não tenha executado a limpeza, o Município providenciará o serviço, cobrando pelos trabalhos executados”, esclarece Sueli Pereira, secretária interina da Fazenda.

Para este ano, os valores sofreram atualização de acordo com o Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC) até o mês de dezembro de 2024. Pela limpeza e roçagem executada, será cobrado R$1,87 por metro quadrado; recolhimento de entulho: R$253,43 (cada viagem de caminhão); serviços de pá-carregadeira/motoniveladora: R$278,54 (por hora); retirada de toco e raiz: R$200,08. “Em situação excepcional, a municipalidade está legalmente autorizada também a, além da cobrança pelos serviços executados, aplicar multas previstas no Código de Posturas do Município”, frisa Sueli Pereira.

Os custos serão lançados diretamente ao proprietário do imóvel junto ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do ano seguinte. “Sendo vedado o pagamento do tributo sem o pagamento da taxa de roçagem e possíveis multas adicionais”, alerta a secretária.

Ao assinar o edital de notificação, o prefeito Rodolfo Mota ponderou que a limpeza dos imóveis, além de uma obrigação legal, é primordial para a segurança e a saúde pública. “Lotes abandonados são refúgio de marginais e também ambiente de disseminação de insetos, como o Aedes aegypt, transmissor da dengue, de animais peçonhentos como cobras, aranhas e escorpiões, e também de ratos”, pondera o prefeito.

Mota lembra que a prefeitura mantém uma campanha de conscientização da população, a “Operação Guerra contra a Dengue”, que conta com um canal de denúncias onde a comunidade pode informar locais onde potencialmente possam existir criadouros do mosquito. As pessoas podem enviar informações, juntamente com fotos, pelo aplicativo de mensagens WhatsApp pelo número (43) 99626-7658.

Centro de Saúde Animal realiza feira de adoção de cães na praça

Pelo menos uma vez por semana, o Centro Municipal de Saúde Animal (Cemsa) pretende realizar pequenas feiras de doação de cães e gatos, na Praça Rui Barbosa. A primeira delas acontece nesta terça-feira (18/02), no período da manhã até as 14 horas.

Fernando Felippe, diretor do Cemsa, afirma que a intenção é realizar feiras com menor quantidade de animais, porém realizando estas ações com maior freqüência. “Na primeira temos somente cães. São três adultos, sendo dois machos e uma fêmea já castrados, além de 5 filhotes”, informa Felippe.

Para levar para casa um dos animais, a pessoa precisa assinar um termo de adoção e posse responsável, fornecendo dados como RG, CPF e endereço. “São animais resgatados da rua, que foram tratados pela nossa equipe e que agora estão em condições para a adoção”, explica, afirmando que o Cemsa prestará assistência veterinária – caso haja necessidade – até 15 dias após a adoção.

Felippe esclarece que o Centro de Saúde Animal faz somente o  resgate de animais de rua. “São entre seis e sete resgates por dia, envolvendo  situações de animais que necessitam de atendimento clínico, como ferimentos por atropelamento ou animais doentes, com sarna, carrapato ou cinomose”, exemplifica Fellipe, acrescentando que o resgate de animais saudáveis é feito por ONGs.