Operação retira resíduos do Jaboti e reforça combate à dengue

O Corpo de Bombeiros se juntou à Operação Guerra Contra a Dengue, da Prefeitura de Apucarana. Com o apoio de uma embarcação, diversos materiais foram retirados da orla do Lago Jaboti na manhã desta quinta-feira (06/03). Ao mesmo tempo, equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, da Secretaria de Meio Ambiente e Agentes Comunitários de Saúde fizeram a limpeza do entorno do parque. “Todo esse exército veio para participar desta operação de guerra para fazer o enfrentamento. A dengue do tipo 3 está circulando pela cidade, que é a mais agressiva e perigosa”, alerta o prefeito Rodolfo Mota.

O prefeito afirma que houve um aumento no número de casos e conclamou a população a participar do combate do Aedes aegypti, eliminando potenciais criadouros do mosquito transmissor da doença. “Já era algo esperado e, por isso, iniciamos a Operação Guerra Contra a Dengue cedo. Não podemos descansar e, junto com as nossas equipes e a população, vamos fazer o bloqueio e o enfrentamento”, reitera Rodolfo Mota, que esteve acompanhado do vice-prefeito, Marcos da Vila Reis.

O secretário municipal de Saúde, Guilherme de Paula, afirma que esta é mais uma entre as diversas ações que integram a Operação Guerra Contra a Dengue. “Junto com o 30º BIMec, nossos agentes estão fazendo as visitas domiciliares, levando orientações e solicitando que a população retire os móveis inservíveis que, na sequência, são recolhidos por equipes da Secretaria de Serviços Públicos”, exemplifica de Paula, citando ainda os testes rápidos de dengue que foram disponibilizados.

O secretário de Meio Ambiente, Diego Silva, reitera que periodicamente a equipe faz a limpeza da orla do lago. “O Parque Jaboti é um local que recebe muitos visitantes e também têm os resíduos que chegam pelas galerias pluviais. A limpeza é um trabalho contínuo, que foi intensificado nesta ação”, pontua Diego.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL – A ação no Parque Jaboti também contou com a participação de estudantes da rede municipal, que tiveram a oportunidade de colocar em prática as orientações de educação ambiental que recebem em sala de aula. Os estudantes ajudaram a retirar do meio ambiente materiais como copinhos de plástico, garrafas pet e colheres de sorvete, entre outros.

Os estudantes também puderam conversar com pescadores para conscientizar sobre a necessidade de recolher o lixo. Entre os cuidados, está o de não deixar linhas e anzóis, que podem representar riscos também para as capivaras.

Davi Lucca Claudino de Souza, 10 anos, aluno da Escola Municipal Humberto Alencar Castelo Branco, conta que em casa a ordem é evitar água parada. “Na escola, a professora ensina a não deixar a água parada, a não deixar recipiente no chão, a não jogar lixo. Então, em casa, a gente não deixa água parada para não vir dengue. Temos que cuidar do meio ambiente”, afirma o estudante.

Apucarana promove plenária para a Conferência Regional de Saúde do Trabalhador

O Conselho Municipal de Saúde de Apucarana realiza nesta segunda-feira (10/03), a partir das 18h30, na sede da Associação dos Deficientes Físicos de Apucarana (Adefiap), a Plenária Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, etapa preparatória para a Conferência Regional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

Com o tema central “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, o encontro visa discutir diretrizes e estratégias para a formulação da Política de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador. A plenária também elegerá os representantes/delegados de Apucarana para a etapa regional, que ocorrerá no dia 26 de março, das 8 às 16 horas, na 16ª Regional de Saúde de Apucarana.

O município terá direito a oito vagas de delegados titulares, sendo quatro para usuários, duas para trabalhadores da saúde e duas para gestores e/ou prestadores. A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Stela Maris Lopes Santini, explica que a plenária é um fórum deliberativo e aberto à participação da comunidade. “Podem participar todos os cidadãos e representantes de entidades, órgãos ou instituições interessados na implementação e efetivação da Política de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, na condição de delegados, observadores ou convidados”, destaca Stela Maris, que também integra a comissão organizadora do evento.

Conforme o regimento da plenária, Apucarana poderá encaminhar três propostas por eixo para a etapa regional: Política Estadual/Nacional de Saúde do Trabalhador; Novas relações de trabalho e Saúde do Trabalhador; Participação Popular na Saúde dos Trabalhadores para o Controle Social.

Inscrições – Os interessados em participar do debate podem se inscrever por meio do link: Clique aqui para se inscrever, ou presencialmente no dia do evento. O credenciamento será realizado das 18h30 às 19h15.

PROGRAMAÇÃO

Data: 10 de março de 2025
Local: Sede da Adefiap

18h30 – 19h15 – Inscrição dos participantes
19h15 – Abertura e leitura do regimento
19h30 – Palestra Magna contemplando os três eixos
20h15 – Trabalhos em grupos (levantamento das propostas)
21h00 – Eleição dos delegados para a etapa regional
21h15 – Plenária final: leitura e aprovação das propostas e moções; homologação dos delegados
22h00 – Encerramento

Apucarana discute arborização urbana em audiência pública

A Prefeitura de Apucarana convida a população para participar, no dia 14 de março, às 19h30, no Cine Teatro Fênix, da 1ª audiência pública sobre a elaboração do Plano de Arborização Urbana. Na ocasião, será apresentada a metodologia que será utilizada para diagnosticar a arborização do município.

“Será um momento em que a empresa vencedora do certame apresentará tecnicamente os passos para a elaboração do Plano Municipal. Também será uma oportunidade para avaliarmos as expectativas e recebermos sugestões da população sobre o tema”, destacou o prefeito Rodolfo Mota.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Diego Silva, ressaltou que todas as propostas da comunidade serão analisadas pelo município. “Para serem acatadas, as sugestões devem estar em conformidade com as legislações ambientais vigentes nos âmbitos municipal, estadual e federal”, explicou.

A audiência pública foi convocada por meio do Decreto Municipal nº 112/2025. A empresa responsável pela elaboração do plano de arborização é a Ambiente-se! Consultorias e Projetos, vencedora do certame.

Evento: 1ª Audiência Pública de elaboração do Plano de Arborização Urbana

Data: 14/03/2025

Horário de Início: 19h30

Local: Cine Teatro Fênix

Endereço: Av. Curitiba, 1215 – centro

Comissão Central divulga conteúdo da prova objetiva do Processo Seletivo para Diretores Escolares

A Comissão Central, encarregada do Processo de Seleção de Diretores para os 24 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e 36 Escolas Municipais de Apucarana, divulgou o conteúdo que embasará a prova objetiva do concurso, a ser realizada no dia 16 de março. O anexo VII do Decreto 97/2025 foi publicado, no último domingo (1/3), no Diário Oficial do Município.

Cento e vinte professores se inscreveram e estão aptos a participar do Processo de Seleção de Diretores Escolares. Além da prova objetiva, o concurso contará com outras três etapas subsequentes: Consulta Pública aos Servidores dos CMEIs e Escolas, Prova de Títulos e Avaliação Funcional de Desempenho. Essas fases visam garantir a escolha dos candidatos mais capacitados para os cargos de direção.

A prova objetiva será composta por 40 questões, abordando temas como Língua Portuguesa, Matemática, Atualidades, Legislação Educacional, Gestão Escolar e Gestão Democrática. Para ser aprovado, o candidato deverá atingir a nota mínima de 7,0.

O conteúdo programático completo está disponível no anexo VII do Decreto 97/2025, acessível para consulta pública. O documento pode ser visualizado através do seguinte endereço: https://drive.google.com/file/d/17s105CybufOAlbZINEkD3dDW3yI5gjVX/view?usp=sharing

Ação de limpeza do Lago Jaboti e do entorno do parque acontece nesta quinta

Com apoio do Corpo de Bombeiros, haverá nesta quinta-feira (06/03) uma ação de limpeza para a retirada de materiais das águas do Lago Jaboti e também em todo o entorno do parque. A iniciativa, agendada para iniciar às 9h30, faz parte da campanha “Operação Guerra contra a Dengue”, que visa eliminar potenciais criadouros do mosquito transmissor da doença.

A ação contará com a participação das secretarias municipais de Meio Ambiente, Saúde, Serviços Públicos, Educação, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Diego da Silva, a iniciativa representa a união de esforços para combater o mosquito aedes aegypti e preservar o meio ambiente.

O mutirão de limpeza visa ainda promover um ambiente mais limpo e seguro no Parque Jaboti para a comunidade. “Também será mais uma oportunidade de ampliar a conscientização da população e de educação ambiental, uma vez que a ação contará também com a presença de alunos da rede municipal de ensino”, completa o secretário municipal de Meio Ambiente.

Prefeitura autoriza destinação ambiental de resíduos têxteis acumulados em prédio público de Apucarana

O prefeito Rodolfo Mota assinou nesta sexta-feira (28/02) a autorização para que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente providencie a destinação ambiental adequada de aproximadamente mil toneladas de resíduos da indústria têxtil e da confecção, acumulados ao longo de 2024 no prédio do extinto IBC da Vila Nova.

O material, rejeitado por empresas do setor têxtil, foi coletado por uma empresa credenciada pela prefeitura, que deveria garantir a destinação final conforme o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). No entanto, segundo denúncia da atual gestão municipal, a situação gerou um grande passivo ambiental e um risco iminente de incêndio. Além dos resíduos têxteis, o barracão do antigo IBC também abriga diversos bens públicos, o que agrava ainda mais o problema.

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o armazenamento inadequado desses materiais representa uma ameaça à população local, pois cria um ambiente propício para a proliferação de animais peçonhentos, vetores de doenças, além de ratos e baratas. “A empresa credenciada coletou e depositou os resíduos têxteis no espaço público com o objetivo de transformá-los futuramente em matéria-prima para outros produtos. No entanto, não conseguiu dar destinação a todo o material acumulado”, explicou Diego da Silva, secretário municipal de Meio Ambiente. Segundo ele, a empresa já foi notificada legalmente sobre suas responsabilidades.

O prefeito Rodolfo Mota esteve pessoalmente no prédio do IBC para verificar a situação. “Este local deveria servir como almoxarifado da prefeitura, armazenando equipamentos e maquinários essenciais para a saúde, educação e demais secretarias. No entanto, acabou se transformando em um depósito irregular, literalmente uma montanha de materiais sem valor algum”, criticou Mota. Ele destacou que a autorização para a destinação ambiental adequada faz parte de uma força-tarefa envolvendo as secretarias de Meio Ambiente e Fazenda, além da Procuradoria Jurídica.

Outro ponto destacado pelo prefeito foi que a empresa responsável retirou apenas os resíduos mais valiosos, deixando para trás materiais sintéticos sem valor comercial, que são altamente prejudiciais ao meio ambiente. “A importância do polo têxtil de Apucarana é inegável, e o programa de coleta de resíduos têxteis será retomado. Mas, antes, precisamos enfrentar esse problema e resolver definitivamente esse passivo ambiental herdado. Esse ato irresponsável custará caro para os cofres públicos, mas vamos corrigir essa situação. No futuro, retomaremos o projeto da maneira correta, responsável e com o devido suporte às nossas facções. Mas isso aqui nunca mais vai acontecer em Apucarana”, garantiu Mota.

O material acumulado será encaminhado para um aterro industrial. A contratação emergencial inclui transporte, tratamento e disposição final dos resíduos sólidos, com prazo de execução de 90 dias, conforme requisição da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Apucarana disponibiliza testes rápidos de dengue nas unidades básicas

A Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana (AMS) anunciou nesta sexta-feira (28/02) que a população poderá realizar os testes rápidos para dengue nas unidades básicas de saúde (UBS). A medida de descentralização foi divulgada pelo prefeito Rodolfo Mota, durante ato realizado nas dependências da 16ª Regional de Saúde, onde foi recebido mais um lote com mil testes rápidos enviados ao município pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA).

A logística faz parte da “Operação Guerra contra a Dengue”. “Além do trabalho de prevenção para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypti, temos diversas frentes de ação dentro de nossa campanha. Uma delas envolve a distribuição e descentralização dos testes rápidos de dengue. De acordo com nossa Vigilância Epidemiológica, essa descentralização para as unidades básicas de saúde (UBSs) vai contribuir para a identificação mais rápida dos casos positivos”, explicou o prefeito Rodolfo Mota.

Até o momento, conforme o último boletim epidemiológico da SESA, Apucarana registrou 57 casos de dengue. Ao receber o novo lote de testes rápidos, o prefeito agradeceu ao Governo do Paraná pelo atendimento ao pedido da Autarquia de Saúde. “Para implementarmos de forma mais eficaz essa política de descentralização, era necessário um estoque maior. Ao solicitar à 16ª Regional de Saúde, através do diretor Lucas Leugi, obtivemos prontamente uma resposta positiva, com a disponibilização de mais mil testes, que somados aos dois mil já recebidos, totalizam três mil testes que agora poderão ser usados nesta estratégia de descentralização”, celebrou o prefeito Rodolfo Mota.

O secretário municipal de Saúde de Apucarana, Dr. Guilherme de Paula, destacou que a descentralização contempla todas as unidades básicas de saúde. “Dessa forma, todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Apucarana poderão realizar o teste contra a dengue”, afirmou o secretário. Ele também ressaltou que, para garantir maior precisão no diagnóstico, é recomendado que o teste seja realizado entre o primeiro e o quinto dia após o início dos sintomas. “Para aqueles que já passaram do quinto dia, a partir do 6º dia, o exame será enviado ao Laboratório Central do Paraná (LACEN), em Curitiba, para análise”, explicou de Paula, reforçando que a medida visa facilitar o acesso ao diagnóstico e garantir um tratamento adequado para todos.

Outro impacto positivo da descentralização, segundo o coordenador de Epidemiologia da AMS, Luciano Simplício Sobrinho, é a possibilidade de pacientes atendidos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) se dirigirem à sua unidade de origem para reavaliação. “Isso permitirá um acompanhamento contínuo com os profissionais de saúde da unidade, ajudando a desafogar a UPA, que é destinada a atendimentos de urgências e emergências”, afirmou Sobrinho.

VALORIZAÇÃO e GRATIDÃO: café da manhã celebra servidores aniversariantes de fevereiro

O prefeito Rodolfo Mota promoveu na manhã desta sexta-feira (28/02) o segundo café da manhã do ano com os servidores municipais. Desta vez, a homenagem reuniu os aniversariantes do mês de fevereiro, que têm  mais de 60 anos. O grupo representou todos os funcionários municipais que completaram neste mês mais um ano de vida.

Rodolfo Mota destaca que os eventos, organizados pela Secretaria de Gestão Pública, fazem parte do compromisso da administração em valorizar o funcionalismo. “É uma oportunidade de sabermos um pouco mais da trajetória dos servidores no serviço público, de compartilhar experiências e de ouvir as suas histórias e sugestões. São eles que fazem a cidade funcionar, desempenhando um papel essencial nos seus respectivos setores”, pontua Rodolfo Mota.

A homenagem reuniu profissionais de diversas áreas, com décadas de serviços prestados ao Município, como professores, atendentes de Centro de Educação Infantil (CMEI), enfermeiros, engenheiro, motorista, assistentes administrativos, agente fiscal, auxiliar de serviços gerais e auxiliar do serviço de manutenção. Entre os aniversariantes de fevereiro, também está o secretário municipal de Agricultura, João Carmo da Fonseca.

Também participaram do café da manhã alguns servidores que já cumpriram a missão no serviço público e estão aposentados. Todos os aniversariantes receberam um certificado assinado pelo prefeito, simbolizando a gratidão do Município por sua dedicação e contribuição ao serviço público.

 

Apucarana apresenta últimos resultados de 2024 em audiência pública

A Prefeitura de Apucarana promoveu nesta quinta-feira (27/02), no plenário da Câmara de Vereadores, audiências de prestação de contas do último quadrimestre de 2024 (setembro a dezembro). Em um primeiro momento, conduzido pelo presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esportes, Saúde e Assistência Social da Câmara de Vereadores, vereador Moisés Tavares, e secretariado pelos vereadores Guilherme Livoti e Sidnei Oliveira, foram apresentados dados referentes à Autarquia Municipal de Saúde (AMS) e, na sequência, apresentado relatório financeiro relativo ao cumprimento das metas fiscais da administração direta (prefeitura).

A condução da prestação de contas foi feita pelo prefeito Rodolfo Mota. “Encontramos um quadro com quase R$12,5 milhões em dívidas sem registro de empenho. Despesas relacionadas à Casa da Gestante, Centro Infantil, PSF e CEO, salários atrasados dos médicos da UPA, Instituto do Rim e Hospital da Providência, Materno Infantil, Cisvir e laboratórios, por exemplo, além de pagamento de despesas relacionadas a consertos de veículos da frota da saúde pendentes em oficinas credenciadas, entre outras situações. Contas que são de 2024, que não são nossas, mas que fizemos o pagamento agora na semana passada”, revelou o prefeito Rodolfo Mota.

Ele frisa que o terceiro quadrimestre da Saúde Municipal fechou com o índice de investimento na ordem de 28%, acima do mínimo constitucional (15%). “Importante dizer que apesar disto, nunca se gastou um índice tão elevado na Saúde para ter um resultado tão ruim. Há muitas questões realmente que precisam ser ajustadas e é isso que a gente tem feito nos últimos 60 dias”, disse o prefeito, realizando uma apresentação detalhada dos atendimentos realizados no período relacionados à atenção básica e serviços de média e alta complexidades. “Quero agradecer ao empenho da atual equipe da Saúde, comandada pelo secretário Dr. Guilherme de Paula, por todo este trabalho de organização e resgate”, disse o prefeito Rodolfo Mota.

Já a prestação de contas relacionadas à administração municipal foi conduzida pelo presidente da Comissão de Finanças, Economia e Orçamento, vereador Guilherme Livoti, e secretariada pelos vereadores Moisés Tavares e Eliana Rocha. Na apresentação, o prefeito Rodolfo Mota revelou que no último quadrimestre do ano passado, a administração municipal registrou receitas correntes na ordem de R$212.272.544,13.

As receitas tributárias municipais foram de R$12.096.484,8 em ISSQN, R$ 5.731.414,68 em IPTU e R$4.354.980,18 em ITBI. As principais receitas tributárias no período foram R$34.070.657,63 em FPM e R$29.681.899,56 em ICMS. A receita corrente líquida dos últimos 12 meses foi na ordem de R$635.124.619,96.

Já as despesas de setembro a dezembro foram de R$173.673.907,20. O repasse ao legislativo municipal, o chamado duodécimo, atingiu R$ 6.451.876,37. Já a despesa com pessoal ficou em 46,01%, abaixo do limite de alerta (48,6%), estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). “Apesar do relatório contábil apurar um superávit de R$46 milhões no exercício de 2024, o que de fato havia de recursos livres no caixa municipal era algo na ordem de R$9 milhões.”, observou o prefeito Rodolfo Mota, pontuando ainda dívidas de 2024 reclamadas agora em 2025. “A Costa Oeste reclama uma pendência de R$785.118,18. Já a Viação Apucarana Ltda, cobra da prefeitura R$14.964.774,95, sendo valores de 2024 e anos anteriores”, revelou o prefeito.

Com relação aos índices condicionais, no último quadrimestre de 2024 a Prefeitura de Apucarana aplicou 25,21% em Educação (mínimo 25%), 86,71% FUNDEB (mínimo 70%), 28,01% em Saúde (mínimo 15%). Também fez parte da apresentação de prestação de contas resumo das atividades da Autarquia Municipal de Educação (AME) e das secretarias da Assistência Social e Meio Ambiente.

Previstas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), as audiências públicas de prestação de contas são momentos importantes onde a população pode participar e interagir com o poder público. As apresentações desta quinta-feira foram transmitidas ao vivo pela internet. O conteúdo, gravado, pode ser conferido pelo canal do YouTube da Câmara de Vereadores (https://www.youtube.com/cmapucarana).

Decreto estabelece funcionamento dos órgãos municipais no feriado de Carnaval

O prefeito Rodolfo Mota assinou o decreto 096/2025 estabelecendo o funcionamento dos órgãos públicos municipais no feriado do Carnaval. A Prefeitura de Apucarana estará fechada nos dias 3 e 4 de março (segunda e terça-feira), retomando as atividades normais na quarta-feira (5 de março), a partir das 8 horas.

Educação – As escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) seguirão o calendário escolar previamente definido. Assim, as unidades ficarão fechadas na segunda, terça e quarta-feira, retornando às atividades na quinta-feira (6 de março).

Saúde – Os serviços de atendimento emergencial, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Serviço Móvel de Urgência (SAMU) e Farmácia 24 horas, funcionarão normalmente durante todo período de carnaval. O Centro Infantil vai funcionar das 8 as 22 horas na segunda-feira e, das 8 às 17 horas, na terça-feira. Já a Farmácia Central, atenderá das 8 às 17 horas, na segunda e terça-feira de Carnaval.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) não terão expediente, com exceção da UBS Romeu Milani, localizada no centro de Apucarana, que funcionará na segunda e terça-feira, das 8 às 17 horas. “Essa unidade atenderá exclusivamente procedimentos da equipe de enfermagem, como retirada de pontos, curativos e administração de insulina e medicamentos”, explica a superintendente da Autarquia Municipal de Saúde, Stela Maris Lopes Santini.

Serviços essenciais – A coleta de lixo e a Guarda Civil Municipal (GCM) – por se tratarem de serviços essenciais – manterão suas atividades normalmente durante o feriado.