A Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana iniciou a convocação de pacientes com cataratas para a realização de triagem e encaminhamento para consultas com especialistas em oftalmologia. O Centro de Especialidades Médicas de Apucarana (CEMA) tem cadastrados 150 pacientes para triagem e outros 110 para consultas, enquanto outros 197 foram submetidos a cirurgia de cataratas. Um novo contrato com o Hospital de Olhos de Londrina (Hoftalon) foi firmado e as primeiras consultas estão sendo encaminhadas.
O vice-presidente da AMS, Emídio Bachiega, explica que nestes procedimentos preliminares “a pessoa faz um exame simples de vista para diagnosticar se é portadora da doença e, nos casos positivos, é encaminhada para cirurgia”. Segundo Bachiega, ainda no decorrer deste mês os primeiros pacientes receberão os atendimentos no Hospitalon. “Aguardamos apenas a manifestação daquela instituição para o envio dos pacientes para as cirurgias de cataratas”, complementa o vice-presidente.
O QUE É – A catarata é uma opacidade do cristalino (lente natural do olho). Para pessoas que têm catarata tem a visão nublada, como se olhassem por uma janela embaçada ou enevoada. Essa visão nublada pode tornar mais difíceis tarefas como ler, dirigir um carro ou interpretar a expressão das pessoas. A maioria das cataratas se desenvolve lentamente e não perturba a sua visão desde o início. Mas com o tempo, a catarata acabará por interferir na visão.
SINTOMAS – Em um primeiro momento, iluminação mais forte e uso de óculos podem ajudar a lidar com a catarata. Mas se a visão prejudicada interfere com as atividades normais, é necessário fazer a cirurgia de catarata. Felizmente, a cirurgia de catarata costuma ser um procedimento seguro e eficaz.
NÚMEROS – De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo, o que representa cerca de 20 milhões de pessoas. Como a expectativa de vida da população mundial está aumentando, o número de pessoas com catarata tende a crescer. A catarata é também uma importante causa de baixa visão em países desenvolvidos e em desenvolvimento.

Publicações Recomendadas