A Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Apucarana realiza nesta sexta-feira (31/01), às 19h30, no salão nobre do prédio central, coletiva à imprensa para explanar sobre os destaques da 52ª Prova Pedestre XXVIII de Janeiro. Na ocasião serão apresentados os atletas de elite do Brasil e a dupla de africanos – Fikadu Seboka Dinbushe, da Etiópia, e Sara Ramadhani Makera, da Tanzânia – , que vão correr a prova principal, agendada para às 20 horas deste sábado (01/02), com largada na Praça Rui Barbosa. O patrocínio oficial da prova é da Caixa Econômica Federal.

De acordo com a secretária da pasta, professora Dione Gaspar, no encontro serão informados ainda todos os detalhes finais da organização da tradicional prova, que já teve a inscrição de 2.217 corredores para as provas principais adulto (percursos de 5 e de 10 quilômetros) e de 300 atletas nas categorias até 17 anos, para a Vinteointinha, com largada também da Praça Rui Barbosa, às 15h30 deste sábado (01/02).

“Além dos atletas do continente africano, este ano teremos a presença de vários atletas brasileiros que, embora ainda não tenha conquistado grandes resultados, possuem excelentes índices para fazerem frente aos estrangeiros e vencerem a prova”, disse Dione. Ela frisa que o atleta etíope Fidaku venceu recentemente o 16º Troféu Cidade de São Paulo 10 quilômetros, realizado anualmente para celebrar do aniversário da cidade de São Paulo.

Durante a coletiva à imprensa, a prefeitura vai chamar a atenção ainda para a mudança de horário para retirada do kit do atleta, que foi prorrogado para até às 19h30 do dia da prova, no salão de eventos da Catedral Nossa Senhora de Lourdes (Praça Rui Barbosa). “Esta prorrogação foi pensada para contribuir com os atletas que vêm de outras cidades”, explica Dione.


Mais informações sobre a corrida podem ser obtidas no site
http://www.apucarana.pr.gov.br ou pelo telefone 3422-5184.

História da Prova XXVIII de Janeiro

A Prova Pedestre28 de Janeiro, uma das atrações do aniversário de Apucarana, foi criada pelo engenheiro Osvaldo Otávio Pereira, em 1961, mas a primeira competição aconteceu no ano seguinte, com a vitória do goiano Benedito Firmino do Amaral. Naquela época, apenas homens participavam. Inicialmente, era disputada todos os anos no dia 1º de Maio. Depois,passou a ser realizada no dia do aniversário de Apucarana.

Em 1968, a competição foi oficializada pela Federação Desportiva Paranaense. Dez anos mais tarde, teve início a participação das mulheres nas competições. A primeira atleta campeã foi a paranaense Eva Batista Dias.

A catarinense Silvia Pereira, que já encerrou a carreira, é a maior vencedora da corrida, sendo campeã em sete ocasiões. Já pelo masculino, o maior vencedor é o atleta Elenílson da Silva, do Mato Grosso do Sul, com cinco títulos. Atualmente, Elenilson reside em Maringá e continua em atividade.

Em2004, a prova foi oficializada pela Confederação Brasileira de Atletismo.

Em2001, foi criadaa Vinteoitinha para revelar e incentivar novos atletas do pedestrianismo, com as categorias Mirim, Infantil, Infanto e Juvenil.

Publicações Recomendadas