Após a notificação e concessão de prazo para regularização, as operadoras de telefonia e internet que não tomaram providências serão multadas pela Copel. A principal solicitação foi quanto aos cabos que estão fora das normas técnicas, muitas vezes soltos e gerando riscos à integridade física de pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas.

A medida foi anunciada nesta quarta-feira (08/03), após reunião entre representantes da Copel e o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), Carlos Mendes.

O prefeito Junior da Femac lembra que o Município cobrou, reiteradas vezes, uma solução para o problema. “No início do ano passado fizemos uma notificação extrajudicial, endereçada à Copel Distribuição S.A. que é a responsável pelos postes de sustentação para os cabos de energia, internet e telecomunicações”, menciona Junior da Femac.

A Copel, por sua vez, tem contratos com as empresas de telefonia e internet visando o uso dos postes de energia para a sustentação dos cabos. “A partir de então, a Copel adotou medidas internas, fez a notificação de 26 operadoras e estabeleceu um cronograma para a regularização que iniciou pela área central de Apucarana”, pontua Junior da Femac.

Numa primeira etapa, as operadoras foram notificadas para regularizar a situação no quadrilátero central, em área que vai desde a Barra Funda até a região da rotatória localizada entre a Avenida Curitiba e a Avenida Rio de Janeiro, e que compreende cerca de 600 postes. “Essas notificações ocorreram no início de dezembro do ano passado, quando foi concedido um prazo de 30 dias para a regularização. Das 26 empresas notificadas, 7 empresas não cumpriram ou atenderam apenas parcialmente o pedido”, informa Carlos Mendes.

Essas operadoras – continua Mendes – serão agora multadas pela Copel. “Ao mesmo tempo, visando garantir a segurança, a Copel já iniciou o trabalho de retirada dos fios das operadoras que não atenderam a notificação. O serviço iniciou pelas ruas Ponta Grossa, Nagib Daher e Galdino Gluck Junior”, cita.

Nesta semana, o serviço será levado para as ruas mais movimentadas e com maiores áreas de estacionamento. “Nestes trechos será necessário interditar parte da área de estacionamento para que a equipe da Copel possa realizar o serviço e por isso pedimos a compreensão da população”, reforça Mendes, informando que o serviço na área central deverá levar cerca de dois meses. “Depois disso, o cronograma terá sequência com a retirada dos cabos soltos ou a regularização das situações que estão fora da norma na região dos jardins América e Ponta Grossa”, afirma o diretor-presidente do Idepplan.

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