Em diligência de averiguação de uma denúncia sobre tráfico de drogas, policiais da 17ª Subdivisão Policial (SDP) comandados pelo Delegado José Aparecido Jacovós descobriram na tarde desta sexta-feira (25/07) um depósito irregular de materiais recicláveis em terreno situado na Rua Sussumo Shimura, aos fundos do Núcleo Habitacional Parigot de Souza, em área limítrofe às vilas Santa Helena, Vila Esperança e Jardim Catuaí.
Na ocorrência, um homem foi detido e encaminhado para a delegacia onde responderá perante a Lei de Crimes Ambientais que, para este tipo de delito prevê de um a cinco anos de prisão.
Acionado para acompanhar o flagrante, o secretário Municipal de Meio Ambiente, Éwerton Pires, classificou o cenário como “um pequeno lixão” e elencou os riscos da atividade ilegal. “O que encontramos aqui é um local a céu aberto com materiais manuseados e acumulados sem nenhum tipo de controle em relação às normas ambientais, com lâmpadas fluorescentes, pneus, baterias e outros equipamentos eletrônicos altamente poluentes em contato direto com o meio ambiente, sem contar com o risco de se tornar palco para proliferação de doenças, como a dengue”, detalhou o secretário.
Pires informou que a prefeitura tem agido diariamente no sentido de coibir este tipo de situação e que a equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente está sempre à disposição para dar toda a assessoria técnica aos pequenos recicladores. “Não temos por finalidade a punição, nosso intuito é sempre atuar de forma educativa, mas em situações como esta temos por obrigação cumprir a lei. Ressaltamos a todas as pessoas que se utilizam da reciclagem como meio de vida, que existem meios de se fazer a coleta seletiva de forma legal, sem correr o risco de praticar crime ambiental. Basta nos procurar que daremos todas as orientações”, disse o secretário. Ele frisou que ao trabalhar dentro das normas, estas pessoas tornam-se importantes agentes ambientais, pois o que coletam é reciclado e deixa de ir para o aterro sanitário. “O que não pode é atuar de forma clandestina, colocando toda a comunidade em risco”, pontuou.
O telefone de contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente é o 3423-0142.