Representantes das associações de moradores dos residenciais Jaçanã, Sumatra I e II receberam nesta quarta-feira (18/11), da empresa responsável pelo transporte coletivo de passageiros na cidade – Viação Apucarana Ltda (VAL) – respostas para reivindicações feitas pelos usuários através de um abaixo assinado entregue na semana passada. Inaugurados recentemente, os núcleos habitacionais deslocaram para a região leste de Apucarana 1301 novas famílias, exigindo ainda mais do sistema.
Entre as principais reclamações dos usuários, estão a superlotação em horários de pico, itinerários e reivindicação de mais ônibus. O diálogo entre as partes vem sendo intermediado pela Superintendência Municipal de Relações com a Comunidade.
Todos os pedidos da comunidade foram submetidos à análise da diretoria da empresa e, segundo informou o encarregado Operacional da VAL, Leuzé dos Santos, o que vai ser implementado de imediato é uma tabela de horário exclusiva para o Residencial Jaçanã. O ônibus que serve a comunidade também vai ganhar uma identificação, distinguindo dos carros que têm como itinerário o Sumatra I e II. “O Jaçanã terá uma linha exclusiva de 40 em 40 minutos”, anunciou Santos. A nova tabela será entregue para análise e autorização do prefeito Beto Preto e deve entrar em vigência a partir de segunda-feira.
Os representantes da associação de moradores do Jaçanã, Zilda Teodoro Marques (presidente), Diego Rodrigo da Silva (vice) e Eduardo Correia (tesoureiro), afirmaram que a medida não é tudo que a comunidade reivindica mas ameniza o problema. “Não é o que a gente esperava, mas entendemos que antes da licitação, anunciada para breve, a atual empresa não vai promover muitos investimentos. Esperamos que com a nova empresa as coisas melhorem, senão vamos voltar a cobrar”, disse a presidente Zilda.
O superintendente Municipal de Relações com a Comunidade, Laércio Morais, frisou que o prefeito deve analisar e aprovar prontamente a nova tabela de horários exclusiva para o bairro. “Todos aqui estão trabalhando na busca de melhorias e é bastante importante que tudo aconteça desta forma, em conjunto. A prefeitura tem os moradores e a empresa como parceiros e certamente o que está sendo definido aqui visa melhorar a vida de quem vive nas comunidades. Não foi possível atender a todas as reivindicações ainda, mas o que foi informado pela empresa aqui já é um avanço”, disse Morais.
De acordo com ele, a VAL vai ainda analisar um novo pedido do Jaçanã. “Nesta reunião foi solicitado que o ônibus circule mais alguns metros, até o final do conjunto e a empresa vai verificar e, muito provavelmente isso venha a ser acatado”, concluiu o superintendente.
Atualmente, 12 ônibus servem a região com linhas em vários horários. O aumento do número de carros, uma das maiores cobranças colocadas pelas lideranças na reunião, só poderá ser atendido após a conclusão do processo licitatório do transporte coletivo, que está em fase final de elaboração do edital. Em uma próxima reunião com os moradores, a pauta vai ser em relação a instalação de cobertura nos pontos de parada.