Quatrocentos e doze alunos da rede municipal apucaranense foram premiados na XVIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Eles conquistaram 121 medalhas de ouro, 118 de prata e 173 de bronze.
A entrega das honrarias pelo alto desempenho individual dos estudantes foi realizada na noite de ontem (07/12), no ginásio de esportes Lagoão, e contou com a presença do prefeito Beto Preto, da secretária municipal de educação, professora Marli Fernandes, além dos familiares e amigos das crianças.
A OBA é uma realização anual da Sociedade Astronômica Brasileira e da Agência Espacial Brasileira, com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
O principal objetivo do concurso, que envolveu nesta edição mais 800 mil alunos de escolas públicas e privadas de todo o país, é estimular o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e áreas afins, e difundir conhecimentos básicos de forma cooperativa.
Em Apucarana, cerca de 6 mil alunos, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, das 37 escolas municipais, participaram da OBA esse ano. As provas foram aplicadas no dia 15 de maio.
“Nós incentivamos os nossos alunos a participarem de concursos nas mais diversas áreas do saber e os resultados têm sido sempre surpreendentes. O número de classificados na OBA, por exemplo, saltou de 247 no ano passado para 412 em 2015. Nós parabenizamos aos professores pelo brilhante trabalho desenvolvido e às crianças pelo seu desempenho”, disse professora Marli.
A nota mínima para a conquista de medalhas na OBA foi de 9,0. “Nossa meninada deu um show de ciências e astronomia, sendo que, dos 3.097 estudantes paranaenses classificados, 412 são de Apucarana. Isso mostra que nossos alunos vão longe e podem ter um futuro fantástico se forem devidamente incentivados”, felicitou o prefeito Beto Preto.