O prefeito de Apucarana e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), Beto Preto, esteve na quinta-feira (28/06) na reunião preparatória para a oficina sobre segurança alimentar, que acontecerá no dia 5 de julho, na Unespar/Fecea. O evento, que vai reunir representantes dos 13 municípios que integram o núcleo regional da Seab, discutirá a adesão dos municípios ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
A reunião preparatória foi realizada na sede da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) e também contou com a presença do vice-prefeito Junior da Femac, do chefe do núcleo regional da Seab, Mário Bezerra e do gerente regional da Emater, Cristovon Ripol, além de representantes das prefeituras e de conselhos municipais de segurança alimentar e nutricional.
O objetivo da oficina é ampliar o leque de opções de participação da agricultura familiar nas compras governamentais e melhorar a performance dos agricultores nestas compras, especialmente em iniciativas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
O prefeito Beto Preto  afirma que em Apucarana existe um grande esforço visando o fortalecimento da agricultura familiar. “A legislação determina que devemos aplicar, no mínimo, 30% dos recursos que vêm para a merenda na compra de alimentos provenientes da agricultura familiar. No entanto, nós vamos além e compramos mais de 80% dos itens da agricultura familiar”, ressalta Beto Preto.
Junior da Femac afirma que, além de fortalecer os agricultores, a compra direta do produtor garante que as refeições tenham sempre alimentos frescos e com grande variedade. “Também divulgamos os cardápios na internet e assim os pais podem acompanhar com antecedência o que seu filho vai comer durante o dia na escola”, assinala o vice-prefeito de Apucarana.
Mário Bezerra afirma que a adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional exige uma série de ações. “Envolve várias providências que precisam ser tomadas, como a criação de conselhos municipais e câmaras intersetoriais de Segurança Alimentar e Nutricional”, cita o chefe do núcleo regional da Seab.