Aumento na oferta de medicamentos em mais de 60%, mudança de endereço com foco na maior comodidade para os usuários e ampliação do horário de atendimento para sábados, domingos e feriados, entre 8 horas e 13 horas. Os três aspectos, vivenciados no dia a dia por pacientes atendidos pelo SUS no município, demonstram uma melhoria significativa do atendimento prestado pela Farmácia Central da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana ao longo dos últimos 4 anos.
A sequência de melhorias teve início a partir de 2013, quando a administração municipal começou ampliar a lista de medicamentos disponibilizados na Farmácia Central. “Até 2012 eram 110 medicamentos e hoje temos 179 na lista municipal. Um acréscimo de 62,7%”, detalha o diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta, lembrando que a maior parte da medicação é adquirida com recurso do próprio município, com participação de verbas dos governos federal e estadual.
Outro passo importante aconteceu em 2014, quando foi alugada uma sala comercial, ao lado do prédio da AMS, para abrigar a Farmácia Central. O novo endereço garantiu melhor acolhimento e conforto às cerca de quinhentas pessoas que, diariamente, buscam atendimento no local.
Antes a farmácia funcionava em uma sala do prédio da autarquia, num espaço acanhado e com poucos funcionários. “O atual local dispõe de mais funcionários, equipamentos de informática e área de espera com sistema de senha, cadeiras e ambiente climatizado, além de televisão para entretenimento da clientela”, frisa Kaneta.
No final do ano passado, nova medida passou a facilitar a vida dos pacientes que precisam recorrer a medicamentos através da rede pública de saúde. Em novembro de 2016, a Farmácia Central estendeu seu horário de atendimento aos sábados, domingos e feriados: de 8 horas às 13 horas. Nos demais dias da semana permaneceu de 7h30 às17 horas.
“A medida visou beneficiar principalmente aos pacientes atendidos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), para que não ficassem sem medicamentos até a segunda-feira, especialmente antibióticos que requer urgência no início do tratamento”, observa o prefeito Beto Preto.
De acordo com relatório do último quadrimestre, a Farmácia Central atende diariamente entre 500 a 600 pessoas. A atual demanda por medicamentos, portanto, resulta numa média superior a 16 mil pacientes ao mês, contra 10.600 registrado em 2012, o equivalente a um aumento de 51,64%.
Já numa análise anual, a percentagem de crescimento no número de atendimentos, entre 2012 e 2016, chega a 63,5% (veja quadro abaixo). “Esse público vem de atendimentos das Unidades Básicas de Saúde, UPA, Hospital da Providência, Cisvir e demais hospitais e clínicas, onde os pacientes são encaminhados via SUS. Ainda são atendidos pacientes de entidades como o Lar São Vicente de Paulo, Casa da Misericórdia, Casa de Apoio (Projeto Renascer), Casa do Dodô, APAE, Centro POP, mini-presídio, entre outras”, relaciona a farmacêutica Rosângela Mantini de Moraes, responsável pela Farmácia Central de Apucarana. Os medicamentos mais solicitados são antibióticos, antidepressivos e antiinflamatórios.
Número de pacientes cresceu 63,5% em 4 anos
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2016 157.511 |