Autoridades políticas, representantes de empresas e instituições da sociedade civil organizada, bem como membros de entidades ligadas ao Terceiro Setor de Apucarana e região, participaram nesta quarta-feira (09/10), no Polo Presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB), da solenidade de implantação do Núcleo Regional dos ODM’s de Apucarana e Vale do Ivaí. O evento foi uma promoção da Prefeitura de Apucarana e Movimento Nós Podemos Paraná, que é articulado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e conta com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e da Secretaria Geral da Presidência da República, e desde o ano de 2006 promove a consciência social de que até o ano de 2015 o Brasil atinja os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM’s).

Na ocasião, o prefeito Beto Preto (PT) assinou termo de adesão da cidade ao Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade (MNCS), também encabeçado pelo Movimento Nós Podemos Paraná, e reafirmou o compromisso de sua gestão em desenvolver políticas públicas atreladas aos chamados “8 Jeitos de Mudar o Mundo”. “Apucarana sempre teve este viés, de crescer e buscar a mobilização social. Muito importante agora a criação deste núcleo de abrangência regional, que deve trabalhar para enfrentar as dificuldades, levantar as demandas e transformá-las em ações que atinjam os ODM’s”, disse Beto, salientando o esforço do Governo Federal em subsidiar transformações nos municípios.

“Cabe a nós, agentes públicos buscar o consenso, a conciliação, para fazer avançar as metas, os indicadores, os números, os resultados, seja na queda da mortalidade materno-infantil, seja no avanço da coleta e tratamento do esgoto, entre outras políticas públicas. Este Núcleo Regional traz a oportunidade de avançarmos mais”, definiu o prefeito de Apucarana. Ele lembra que os ODM’s foram definidos no ano 2000 durante a reunião de Cúpula da ONU, onde líderes de 189 países assinaram um pacto para eliminar a fome e extrema miséria até 2015. “Os 8 objetivos abrangem as áreas de geração de renda, educação, gênero, saúde e meio ambiente”, detalha Beto.

O vice-prefeito de Apucarana, Sebastião Ferreira Martins Júnior (Júnior da Femac), lembrou que o Brasil é um dos países que mais avançou no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no mundo. “Isto porque lá atrás, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou termo com a ONU para cumprir as metas do milênio”, disse, ressaltando a importância das ações terem um trato regional. “A base do plano de governo do prefeito Beto Preto também contempla as metas estabelecidas pelos ODM’s, por isto Apucarana com muito prazer faz parte deste núcleo, que será um campo de troca de informações e experiências para que todos os municípios ganhem em qualidade de vida”, complementou Júnior.

Na mesa de honra da solenidade também estiveram o Coordenador Regional da Fiep/PR em Apucarana, Sebastião Ferreira Martins (Tião da Femac), a gerente do Sesi/Senai em Apucarana, Márcia Aparecida Kulka, e dois convidados ilustres, sendo o Coordenador dos ODM’s da Secretaria Geral da Presidência da República, Luiz Alberto Vieira, e a Oficial de Desenvolvimento Humano Local e Desenvolvimento de Capacidades do PNUD, Ieva Lazareviciute.

Em seu discurso, Vieira destacou que a luta pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio é gratificante. “Para nós, do Governo Federal, é uma satisfação presenciar a montagem deste núcleo regional. Posso dizer que as experiências do Brasil neste campo dos ODM’s são exemplos para vários países do mundo. Em nosso país temos um grande diferencial, que é a participação social, com grande entrosamento entre a sociedade civil organizada através do Poder Público, das empresas, entidades, e o chamado Terceiro Setor”, pontuou.

A representante do PNUD, Ieva Lazareviciute, parabenizou o estágio de comprometimento de Apucarana e região na busca de atendimento dos objetivos. “A fase da implantação de um núcleo regional não acontece por acaso, ou seja, teve todo um trabalho prévio, por isto considero este momento excepcional. O PNUD está à disposição e existe para isso, para apoiar no que for necessário, assistência técnica, capacitação, compartilhamento de idéias. Também objetivamos com este trabalho conhecer mais as diferentes realidades, levar as experiências, os sonhos para outras regiões que possuem muitas vezes desafios ainda maiores, alimentando sonhos e esperanças dos outros”, afirmou Ieva.

Após a adesão ao Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, os presentes no evento participaram de uma oficina de planejamento intitulada “Constituição do Núcleo Regional”, ministrada pela coordenadora Estadual do “Nós Podemos Paraná”, Maria Aparecida Zago Udenal. “Este termo de adesão é fundamental para poder sabermos quais instituições do Brasil, do Paraná e dos Municípios estão efetivamente comprometidas com os ODM’s. Já implantamos no Paraná diversos núcleos regionais e, até ontem (terça-feira), 105 instituições já haviam assinado a adesão”, comunicou Maria Aparecida.

Ela destacou a nobreza do movimento. “O ODM é uma causa que ninguém é dono, é da sociedade e que, quando atendida, toda a sociedade ganha”, disse. Ela convocou a todos os membros no Núcleo Regional de Apucarana e Vale do Ivaí para que já na próxima reunião definam a missão, a visão, o objetivo e o planejamento das ações para que os objetivos de desenvolvimento do milênio sejam atendidos em todas as cidades.

Publicações Recomendadas