Moradores dos bairros atendidos pela UBS Leopoldo Hartiwig Júnior já estão utilizando de um equipamento destinado a oferecer qualidade de vida: a Academia da Saúde do Jardim Shangri La, construída com recursos do Governo Federal e do orçamento da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana. Com dois espaços – o prédio, onde serão realizadas reuniões, práticas corporais, artísticas, de segurança alimentar e outras atividades específicas; e a externa, com equipamentos para atividades físicas, ginástica, capoeira, tai chi chuan, entre outras ações. A unidade, que custou R$ 238 mil, serve para fortalecer a promoção da saúde como estratégia de produção de saúde; promover práticas de educação em saúde e ações intersetoriais com outros pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde e outros equipamentos sociais do território.

O diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta, explica que “a Academia da Saúde, instituída pelo Ministério da Saúde em 2011, tem a finalidade de promover as ações de saúde e promoção de cuidado a toda a população”. Kaneta acrescenta que “esta produção do cuidado vai desde as atividades físicas e corporais, a questão de hábitos alimentares, de hábitos de cuidados, como o consumo de cigarro, objetivando prolongar a vida das pessoas”.

O educador físico Leandro Nery, que atende aos moradores dos bairros, lembra que há um vínculo da Academia com o Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF), ampliando, assim, os serviços prestados à população. “Na academia, com seu espaço multiuso, serão desenvolvidas atividades que proporcionam melhor qualidade de vida aos usuários do SUS e, como conseqüência, uma redução no uso de medicação”, acrescenta o diretor presidente da AMS.

A Academia da Saúde do Jardim Shangri La atende moradores do bairro, além da Vila Nova, jardins Tarobá e Tibagi, núcleos Castelo Branco e Michel Soni. Atualmente 50 pessoas estão participando de atividades, que antes eram realizadas no salão paroquial da Paróquia Cristo Sacerdote.

OUTRA – Está em andamento a obra da Academia da Saúde do Núcleo Habitacional Djalma Mendes, ao lado da Unidade de Saúde “Takaiti Myadi”. Conforme a previsão da empreiteira responsável pelas obras, o prédio será entregue em 90 dias. Ela terá a mesma dimensão da academia do Shangri La, com os mesmos equipamentos internos e externos.

O QUE É – O Minis

tério da Saúde criou, em 2011, o Programa Academia da Saúde, que tem como principal objetivo contribuir para a promoção da saúde e modos de vida saudáveis. Dessa forma, a Academia da Saúde contribui com o cuidado integral, contemplando a implantação de pólos com infraestrutura e profissionais qualificados, no qual são desenvolvidas atividades de vários tipos.

Publicações Recomendadas