Dentro das comemorações do Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de Março, o Centro de Saúde e Dignidade: Núcleo de Aconselhamento, Testagem e Tratamento de Apucarana (Natta), programou para este sábado (12/03) a realização de testes rápidos para Hepatite B e C, HIV e Sífilis. O evento acontece das 8h00 às 13h00, na sede do órgão, localizado a Rua Munhoz da Rocha, 1.645. Paralelamente, no mesmo horário e na Praça Rui Barbosa, Secretaria da Mulher e Serviço Social do Comércio (Sesc) estarão realizando orientações e aferição da pressão arterial.
A enfermeira Elisabete Catenaci Pereira, coordenadora do Natta, destaca a importância da realização dos testes rápidos, para identificar as doenças. “Os testes são seguros e visam, principalmente, oferecer o tratamento adequado ao paciente, permitindo uma melhor qualidade de vida”, explica a enfermeira. Ela informa ainda que os testes são estendidos também a residentes nos municípios da 16ª Regional de Saúde e é necessário apresentar um documento com foto quando do preenchimento do cadastro.
DOENÇAS
Hepatite B – é uma doença transmitida por vírus e que causa irritação e inflamação do fígado. Este é um dos tipos de hepatites virais que existem, que são classificadas por letras A, B, C, D e E. No Brasil, estima-se que 15% da população já foi contaminada e 1% é portadora crônica da doença;
Hepatite C – é uma doença viral que leva à inflamação do fígado e raramente desperta sintomas. Na verdade, a maioria das pessoas não sabe que tem hepatite C, muitas vezes descobre através de uma doação de sangue ou pela realização de exames de rotina, ou quando aparecem os sintomas de doença avançada do fígado, o que geralmente acontece décadas depois.
Sífilis – é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pela bactéria Treponema pallidum. A sífilis é um mal silencioso e requer cuidados. Após a infecção inicial, a bactéria pode permanecer no corpo da pessoa por décadas para só depois manifestar-se novamente.
HIV – é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a aids. Pode-se transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação.