O Sesc Apucarana sediou nesta quinta-feira (06/11) a II Mostra de Projetos Dialogada 2014 do “Nós Podemos Apucarana e Vale do Ivaí”. O evento, que teve a apresentação de 30 projetos inovadores de prefeituras e entidades da região, objetivou expor caminhos inovadores para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), também conhecidos como os 8 Jeitos de Mudar o Mundo, e para o desenvolvimento local.
Os trabalhos foram abertos pelo prefeito Beto Preto (PT), que enalteceu a atuação do colegiado de Apucarana e do Vale do Ivaí. “Encontros como estes são oportunidades de integração, troca de ideias. Os ODM’s constituem uma agenda de mais de 10 anos e precisamos mais do que nunca ampliar as ações. Cada cidade ou instituição tem sua experiência, seu segredo, seu “pulo do gato”, que podem ser compartilhados em momentos como estes. Vamos com isto ramificando iniciativas positivas atendendo a coletividade. Parabéns aos organizadores e que possamos melhorar de verdade a qualidade de vida das pessoas, não só nas palavras, mas em ações efetivas”, frisou o prefeito.
Apucarana levou para a mostra projetos nas áreas da agricultura (Programa Terra Forte), saúde (Mamãe Bebê), educação (nutrição infantil), assistência social (empoderamento da pessoa idosa / serviço de atenção e proteção), política de gênero (economia solidária e protagonismo feminino / Quem Ama Abraça pelo Fim da Violência de Gênero / Combate ao Abuso Sexual), segurança/assistência Social (Patronato Municipal) e cultura/assistência social (A arte é a nossa responsabilidade. É de todos). “São todas ideias que estão fazendo diferença na vida das pessoas. O Patronato Municipal tem dado muito certo e é destaque em todo o Paraná, já tendo atendido a mais de 200 egressos. Na questão do atendimento da gestação temos a Escola da Gestante, e no campo da agricultura o Programa Terra Forte vem sendo uma ideia bastante importante, que já ganha repercussão positiva em âmbito nacional, no sentido de atendimento das necessidades e da fixação do agricultor familiar no campo”, exemplificou o prefeito Beto Preto.
Além da Prefeitura de Apucarana, a mostra de projetos contou com a presença de iniciativas governamentais de Arapongas, Novo Itacolomi e Mauá da Serra. Já no campo das entidades, as mesas de debate contaram com programas do Sistema Social da Indústria (Sesi), Sistema Social do Comércio (Sesc), Corpo de Bombeiros, Instituto Médico Legal (IML), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Apucarana, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Apucarana, Escola Nossa Senhora da Alegria (Apucarana), Centro de Educação Profissional Alvo (Apucarana), Instituto Colmeia de Formação Continuada, Apae de Marilândia do Sul e Casa do Bom Menino de Arapongas.
Em nome do Movimento Nacional da Cidadania e Solidariedade e do colegiado regional do Movimento Nós Podemos Paraná, a secretaria da Assistência Social da Prefeitura de Apucarana, Márcia Regina de Sousa, destacou o crescimento do interesse na região. “Participei com muito prazer desta segunda mostra, sobretudo pelo grande número de projetos inscritos. Começamos no ano passado com 10 projetos e hoje trabalhamos com trinta. Isto é bastante motivador”, informou. Ela fez um relato do que viu no mês de agosto durante a Mostra Nacional. “Dos 60 projetos inscritos, apenas dois eram do Paraná. No total, 30 foram premiados. A maioria da região Nordeste. Eram ideias excelentes, mas simples, que temos por aqui também, por isto faço hoje um desafio para que na próxima edição tenhamos quem sabe todos estes projetos da região inscritos. O Vale do Ivaí tem tanta ideia, o Paraná tem tanta iniciativa positiva, precisamos potencializar tudo isto e mostrar para o Brasil. O Território Vale do Ivaí será com isto reconhecido como um território inovador”, convocou Márcia.
O próximo grande compromisso do colegiado regional será nos dias 02 e 03 de dezembro, em Curitiba, quando acontece a Mostra Estadual do Nós Podemos Paraná. A expectativa, segundo a secretária Municipal de Assistência Social de Apucarana, é de que participem pelo menos um representante de cada projeto da região.
O que são – Os ODM’s foram definidos no ano 2000 durante a reunião de Cúpula da ONU, onde líderes de 189 países assinaram um pacto para eliminar a fome e extrema miséria até 2015. Os 8 objetivos abrangem as áreas de geração de renda, educação, gênero, saúde e meio ambiente. Mais informações no endereço http://www.fiepr.org.br/nospodemosparana.