Em ato realizado no Cine Teatro Fênix, na noite de quinta-feira (21/08), o Município renovou a cessão do imóvel onde fica a sede do Grupo Escoteiro Dom Bosco. O documento foi assinado pelo prefeito de Apucarana, Beto Preto, e pelo presidente do grupo, Ralf Weidmann. O termo de cessão de uso não oneroso do terreno, com área de 1.000 metros quadrados, foi renovado até o ano de 2029.
Estiveram ainda presentes no Cine Teatro Fênix, o vice-prefeito de Apucarana, Sebastião Ferreira Martins Junior (Junior da Femac), a diretora-presidente da Fundação Cultural e de Turismo de Apucarana (Funcap), Maria Agar Borba Ferreira, e o secretário municipal de Gestão Pública, Nikolai Cernescu Junior.
Durante a solenidade, o prefeito de Apucarana recebeu o diploma de mérito, concedido pela diretoria executiva do Grupo Escoteiro Dom Bosco e Clube da Flor de Lis. “Foi uma homenagem e um reconhecimento aos esforços e serviços prestados pelo prefeito de Apucarana ao escotismo local”, afirma Ralf Weidmann, presidente do Grupo de Escoteiros Dom Bosco.
Beto Preto destaca que o escotismo é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário e sem fins lucrativos. “A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores. Através da prática do trabalho em equipe, as atividades buscam fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornando-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina”, pontua, assinalando que em Apucarana o grupo desenvolve diversos projetos, entre os quais o “Escotismo na Escola”.
A área cedida pelo Município está localizada na Rua Nações Unidas, no Parque Biguaçu, onde fica a sede do grupo escoteiro. De acordo com o secretário municipal de Gestão Pública, Nikolai Cernescu Junior, o imóvel deverá ser utilizado exclusivamente para a realização das atividades do Grupo Escoteiro Dom Bosco, que deverá zelar pela perfeita conservação do espaço.