Trechos de cinco ruas localizadas no Jardim Catuaí foram recuperados pela Prefeitura de Apucarana. As melhorias foram feitas com o micro revestimento asfáltico e atendem vias que integram o itinerário dos ônibus do transporte coletivo. Os serviços foram entregues nesta sexta-feira (03/06) pelo prefeito de Apucarana, Beto Preto, que no ato estava acompanhado pelo vice-prefeito, Junior da Femac, e por moradores do bairro.
As melhorias abrangeram as ruas Rosa Zacarias, Mário Tamya, Almerindo Chabudé, Itemerata Gonçalves dos Santos e Sussumo Shimura. “Os serviços fazem parte de um pacote que licitamos no valor de R$ 3,1 milhões. Além do Jardim Catuaí, onde foram recuperados cerca de 13 mil metros quadrados de pavimento, as melhorias serão executadas em diversos outros bairros”, ressalta Beto Preto, anunciando que as ruas recuperadas no Jardim Catuaí também receberão melhorias na iluminação pública, com a colocação de luminárias de vapor metálico.
Ao todo, serão recuperados com o chamado micropavimento 300 mil metros quadrados de asfalto em toda a cidade. O serviço está sendo executado pela Asfaltopav – Serviços de Pavimentação Ltda., de Cambé, e deverá atender ainda bairros como os jardins América, Ponta Grossa, Trabalhista, núcleos João Paulo I, Adriano Correia e Afonso Camargo, Vila Nova, Parque Bela Vista, entre outros.
O micro revestimento asfáltico a frio com emulsão modificada por polímero é indicado para rejuvenescimento e impermeabilização de superfícies asfálticas desgastadas, que apresentem porosidade ou fissuras. “Sua indicação é ideal para vias que ainda apresentem uma base boa. Entre suas vantagens, em relação à lama asfáltica, está o tempo de secagem. Enquanto a lama demora até 48 horas, o micro revestimento tem tempo médio de cura de apenas uma hora e trinta minutos. Você aplica pela manhã e na parte da tarde já pode liberar para o trânsito”, explica o engenheiro e vice-prefeito de Apucarana, Junior da Femac.
Elisângela da Costa Pinto, presidente da Associação de Moradores do Jardim Catuaí, afirma que o Município vem atendendo todas as reivindicações que estão sendo feitas. “Estamos muito felizes com o atendimento. O pessoal da Prefeitura está sendo bem prestativo e atuando com rapidez. Tem muita coisa em andamento aqui no bairro. Foi feita poda de árvores e limpeza, tem uma creche que está sendo construída e em breve teremos aqui um posto de atendimento da Assistência Social”, pontua a presidente da Associação de Moradores.
Luiz Rafael Ribeiro Moço, diretor do Colégio Estadual Francisco de Souza, também cita a pavimentação de um trecho na Rua Jefferson Boiça, ligando o Jardim Catuaí ao Núcleo Habitacional Parigot de Souza. “A obra ainda não foi concluída mas a via já está sendo usada pelos estudantes da escola. Para chegar até a escola, os estudantes iam ou pela Rua Mário Tamya ou pela Sussumo Shimura. Agora, com a rua que foi aberta, diminuiu mais da metade do caminho para eles”, ressalta.