A Prefeitura de Apucarana pretende ampliar a participação de alunos da rede estadual de ensino em programas desenvolvidos pelo Município. O assunto foi debatido nesta sexta-feira (26/02), em encontro que reuniu o prefeito de Apucarana, Beto Preto, e equipe, a chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE), Maria Onide Balan Sardinha, e diretores de colégios estaduais.
Durante o encontro, secretários municipais de várias áreas fizeram um resumo das principais ações que podem ser desenvolvidas em parceria com as escolas estaduais. “Queremos promover neste ano uma integração total, fortalecendo ainda mais o elo de ligação com as escolas estaduais. Vamos andar de mãos dadas, pois entendemos que os jovens precisam estar cada vez mais dentro das políticas públicas”, frisa o prefeito de Apucarana, Beto Preto.
Participaram da apresentação das ações as secretárias municipais de Assistência Social ( Márcia Regina de Sousa), da Mulher e Assuntos da Família (Denise Canesin Machado), de Promoção Artística, Cultural e Turística (Maria Agar Borba Ferreira) e de Educação (Marli Regina Fernandes da Silva), além do secretário de Esportes, Paulo Aparecido Kisner (Paulão), e do gerente da Agência do Trabalhador, Lucas Leugi.
O prefeito de Apucarana lembra que o Município sediará em 2016 dois grandes eventos esportivos: a final B dos Jogos Abertos do Paraná (JAP´s), que acontecerá de 26 agosto a 1º de setembro, e a final B dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojup´s), que vai ocorrer de 16 a 22 de setembro. “Já visando essas competições teremos neste sábado o Dia do Basquete, uma oportunidade para observar e garimpar talentos”, afirma, convidando os alunos dos colégios estaduais a participarem das atividades.
Além das tradicionais parcerias nos JAP´s, Jojup´s e Jogos Escolares do Paraná (JEP´s), a intenção é ampliar a integração. Beto Preto citou como exemplo o Projeto Adolescer, que já é desenvolvido em parceria entre a Prefeitura e os colégios estaduais. “A Secretaria de Promoção Artística, Cultural e Turística de Apucarana cede uma professora de dança que monta turmas em escolas da rede estadual. Atualmente, existem 300 alunos, mas podemos aumentar muito mais esse número”, ilustra.
Conforme o prefeito, alguns colégios estaduais contam também com o ensino profissionalizante e o Município estudará a possibilidade de garantir vagas de estágio nestas áreas dentro da Prefeitura. “Queremos ampliar os laços, divulgando nossas ações com o objetivo de atingir principalmente adolescentes e jovens mais vulneráveis”, pontua.
BENEFÍCIOS – A professora Maria Onide Balan Sardinha, chefe do NRE, enalteceu a parceria com o Município. “Quero agradecer a presença, a parceria e o apoio do Município em diversas ações que vêm beneficiando a comunidade”, salienta, citando como exemplo o trabalho de limpeza e roçagem realizado nesta semana pela Prefeitura no Colégio Estadual Heitor Cavalcanti Alencar Furtado.
O encontro – conforme Maria Onide – também serviu para apresentar os novos diretores eleitos na consulta à comunidade, realizada em dezembro do ano passado. “Eles tomaram posse oficialmente na última segunda-feira. Em Apucarana, temos 19 colégios estaduais – incluindo a Apae – e houve a renovação na direção de seis colégios”, esclarece.
As aulas na rede estadual de ensino iniciarão nesta segunda-feira (29/02). “Tivemos dias intensos, com a realização da Semana Pedagógica, verificando os dados de 2015, vendo as turmas, distribuindo as aulas, além da questão de transporte e merenda”, explica, informando que somente em Apucarana voltarão às aulas cerca de 20 mil estudantes, enquanto em toda a área de abrangência do NRE serão cerca de 37 mil alunos.