A Secretaria da Mulher e Assuntos da Família da prefeitura de Apucarana realizou hoje (11) no Polo Presencial da UAB, solenidade de entrega de certificados a 125 mulheres que concluíram cursos profissionalizantes ministrados no Centro de Oficinas da Mulher. O evento marcou o encerramento das atividades do segundo semestre do centro, onde são ministrados vários cursos da área da beleza, como manicure, pedicure, design de sobrancelha, cabeleireiro, depilação; de costura; e de artesanato, entre eles Patch Aplique, pintura, decoupagem, biscuit e bordado em chinelo.

As alunas dos cursos de beleza, inclusive, introduziram uma inovação de cunho social no seu processo de aprendizado neste segundo semestre. Elas realizaram suas aulas práticas na comunidade e em entidades, atendendo mulheres asilo, nas escolas e em locais púbicos como supermercado, entre outros locais.

As certificações de hoje envolveram cursos de todas as áreas, sendo que muitas mulheres já vendem seus produtos contribuindo para renda familiar e outras sustentam o lar com os trabalhos que acabaram de aprender. É o caso de Sandra Rodrigues Pires, residente no Jardim América. Ela já concluiu vários cursos através do Centro de Oficinas da Mulher. Dois deles já estão lhe permitindo obter uma renda mensal que está sendo economizada para abrir um negócio próprio. “Por enquanto estou vendendo meus produtos de biscuit e decoupagem em casa, mas pretendo um breve ter minha loja. Esse processo de aprendizagem mudou minha vida, me ajudou inclusive a superar a depressão”, relata.

“Estamos também hoje entregando certificados das aulas de costura que oferecemos no ônibus itinerante na Caixa de São Pedro. “Agora será a vez da Vila Regina e para participar basta as interessadas procurar o Centro de Oficinas da Mulher ou ligar para 3426-9153 e fazer a inscrição”, conclama a secretária da Mulher s Assuntos da Família, Denise Machado. “Oferecemos também atividades em alguns bairros da cidade, como o de Pet Aplique, no distrito do Pirapó, cujas participantes também estão aqui recebendo seu certificado”, complementa Denise.

Somente neste ano 700 mulheres fizeram cursos profissionalizantes e receberam certificado através do Centro de Oficina da Mulher. Em 2013, foi registrado o mesmo número de atendimento.

Publicações Recomendadas