As mulheres do Distrito de Correia de Freitas terão aulas de danças e ritmos musicais gratuitas todas as quartas-feiras. A iniciativa, que teve sua aula inaugural neste dia 7 de março no salão paroquial da comunidade, é uma parceria entre as secretarias Municipais da Mulher e Assuntos da Família e a de Esportes e Juventude. “Este projeto já acontece em pelo menos outros 15 locais de Apucarana e está dentro da proposta de gestão do prefeito Beto Preto, que é atender a cidade dos bairros e distritos para o centro, oferecendo a estas comunidades as mesmas atividades, com a mesma qualidade, que a população central tem acesso”, salientou Denise Canesin Moisés Machado, secretária Municipal da Mulher.
Além de agora terem acesso a uma atividade física e recreativa semanal, Denise conta que as mulheres do distrito já puderam ter contato com outros programas municipais, como capacitação dentro do Programa de Economia Solidária e Protagonismo Feminino. “Além disto, atualmente todas as quintas-feiras, as moradoras do Correia de Freitas têm a oportunidade de cursarem aulas de corte e costura e, em breve, devemos viabilizar cursos de confecção de sabonetes e velas aromáticas, bem como fomentar a criação de empreendimentos solidários”, disse a secretária, que também aproveitou o momento para divulgar os trabalhos e serviços oferecidos pela prefeitura na área da “Mulher e Família”.
“Temos o Centro de Atendimento a Mulher (CAM), que oferece atendimento psicológico, jurídico e social a mulheres em situação de violência, preconceito, entre outras vulnerabilidades. O Centro de Oficinas da Mulher, onde são desenvolvidos cursos profissionalizantes e também os “Espaços da Mulher”, que são locais onde são realizadas capacitações, sensibilizações e comercialização de toda a produção dos grupos de Economia Solidária”, enumerou Denise.
A secretária de Esportes e Lazer, professora Jossuela Pinheiro, considerou que lançar a atividade de danças e ritmos dentro da programação do “Mês da Mulher” fez o momento se tornar ainda mais especial. “Neste mês onde são realizadas diversas ações de mobilização, fico muito feliz em ver em uma tarde de quarta-feira um grupo como este, de mulheres preocupadas com a qualidade de vida”, frisou.
Uma das responsáveis pela mobilização comunitária, Lúcia Alves da Silva aprovou a atividade. “Nesta administração do prefeito Beto Preto o distrito recebe muitas ações públicas que nunca aconteceram, este projeto de dança é um exemplo. Todas aqui estão muito animadas, é algo que eleva o ego da gente”, afirmou a líder comunitária. Segundo ela, se não fosse a prefeitura, a maioria das alunas não poderia ter acesso a curso semelhante em outro local. “Pois teriam que ir para o centro. Encarar circular, ou mesmo de carro, que poucas possuem, seria complicado sobretudo pela despesa com combustível”, exemplificou.
A enfermeira da UBS Mário Verrusa, Elisângela Volante, frisou que o Distrito de Correia de Freitas receberá outro evento dentro da programação do “Mês da Mulher”. “Será no dia 24, das 8 às 17 horas, em uma parceria da Secretaria da Mulher e a Autarquia Municipal de Saúde, onde vamos promover preventivo ginecológico, teste rápido de hepatite A e C, sífilis e HIV, além de atendimento odontológico”, relatou a enfermeira. Paralelo ao evento, a secretaria da Mulher realizará Feira da Economia Solidária e “Dia de Beleza e Estética. “Antes disto, porém, no dia 15, às 9 horas, na UBS do Distrito de São Pedro Taquara, a equipe jurídica do CAM vai estar conosco falando sobre a Valorização e Direitos da Mulher”, convidou Elisângela.
Mulheres em Ação/balanço – Durante a aula inaugural das aulas de dança e ritmos musicais no Distrito de Correia de Freitas, a secretária da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin realizou um balanço dos atendimentos feitos segunda-feira (05/03) durante o “Mulheres em Ação”, evento que marcou a abertura da programação do “Mês da Mulher” e teve como palco central a Praça Rui Barbosa. “Em conjunto com parceiros, realizamos uma série de atendimentos”, lembrou Denise.
Segundo ela, a parceira Unimed, por exemplo, atendeu 182 pessoas com verificação de pressão arterial, testes de glicemia e de doenças sexualmente transmissíveis, além de atendimento e orientação sobre a saúde da mulher. “Já o Sesc Apucarana, através de seu Departamento de Nutrição, foi procurado por 105 pessoas que receberam orientação sobre peso ideal e dicas de alimentação saudável. A Vigilância Epidemiológica da AMS e o Estratégia Saúde da Família (ESF), atenderam 49 pessoas com testes rápidos de identificação de doenças como Hepatites B e C, HIV e Sífilis e a nossa secretaria, através do Centro de Atendimento à Mulher (CAM), atendeu 50 pessoas com repasse de orientações”, detalhou Denise.
Ela salientou que também foram realizadas diversas palestras com mulheres, adolescentes (meninos e meninas), membros da terceira idade e da comunidade em geral, abordando a temática de qualidade de vida e garantia de diretos. Serviços de beleza, saúde e educação, além da presença do Ônibus Lilás, que é uma Unidade Móvel de Acolhimento à Mulher em Situação de Violência, idealizada dentro do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, e que no Paraná é gerenciado pela Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, percorrendo todo o Estado disponibilizando serviços gratuitos às mulheres. “Não posso deixar ainda de enalteceu o trabalho desenvolvido pela Associação de Senhoras de Rotarianos de Apucarana, que prestigiarem o evento levando informações e apresentando o projeto de confecção e distribuição gratuita de órteses mamarias que realizam em favor de vítimas do câncer de mama”, concluiu a secretária.
Agenda do Mês da Mulher em Apucarana
08/03/2018 – 20 horas
Sessão Solene de entrega do Prêmio “Mulher Destaque”
Local: Plenário da Câmara Municipal
09/03/2018 – das 8 às 17 horas
Festival de Vendas com preços especiais.
Local: Espaço Mulher.
09/03/2018 – 15 horas
Inauguração do CIRCUITO DE FEIRAS
Local: Rua Rio Alonso, em frente ao Centro Comunitário do João Paulo.
10/03/2018 – 12 às 17 horas
Feira de Economia Solidária da Rede de Mulheres Solidárias.
Local: Praça da Igreja, Vila Reis.
10/03/2018
Sessão Cinema.
Local: Studio M, Rua Dr. Munhoz da Rocha, n.962.
11/03/2018 – 8 horas
Circuito SESC Caminhada e Corrida de Rua
Local: Saída em frente à Prefeitura Municipal de Apucarana
15/03/2018 – 9 horas
Palestra sobre Direitos da Mulher.
Local: UBS São Pedro do Taquara.
15/03 – 14 horas
Uma tarde delas: Valorização e Direitos das Mulheres
Local: Centro de Oficinas da Mulher
16, 17 e 18/03/2018
Feira de Economia Solidária da Rede de Mulheres Solidárias durante a 4ª Festa do Artesão.
Local: Lagoão.
19 a 23/03/2018 – das 14 às 17 horas
Capacitação da 26ª Turma da Rede de Mulheres Solidárias.
Local: Polo da UAB.
22/03/2018 – 15 horas
Inauguração dos Espaços de Comercialização da Rede de Mulheres Solidárias.
Local: Terminal Urbano
24/03/2018 – das 8 ás 17 horas
Evento alusivo ao Mês da Mulher.
Feira da Economia Solidária; Dia de Beleza e Estética; Preventivo Ginecológico; Teste rápido de hepatite A e C, Sífilis e HIV; Atendimento Odontológico.
Parceria entre a Secretaria da Mulher e Assuntos da Família e Autarquia Municipal de Saúde/ UBS Mário Verussa.
Local: Correia de Freitas
27/03/2018 – 10 horas
Inauguração do Ponto de Comercialização da Rede Mulher de Gastronomia.
Prêmio Consulado da Mulher.
Local: Praça Interventor Manoel Ribas.

Publicações Recomendadas