Moradores do Distrito de Vila Reis e região participaram em grande número da audiência pública sobre o transporte coletivo. O encontro ocorreu na noite desta segunda-feira (13/10) na Escola Municipal José de Alencar.Os usuários do transporte apresentaram diversos problemas e fizeram reclamações pedindo a solução imediata para algumas necessidades. Entre elas está o aumento do número de ônibus, para diminuir a lotação e o tempo de espera pelas conduções.

“Temos reivindicações para que sejam atendidas imediatamente e outras para o futuro. Há situações – como superlotação, mudanças de horário sem prévio aviso e motoristas deixando passageiros no ponto – que não podem esperar”, frisa o presidente da Associação de Moradores do Jardim Curitiba, Luiz Fernando Neves.

A diretora do Colégio Estadual Professora Godomá Bevilacqua,
Leda Matias, afirma que a população do bairro necessita de ônibus, pelo menos, a cada 30 minutos. Segundo ela, a alteração nos horários causou muitos transtornos. “Essa mudança que houve dificultou a vida dos trabalhadores. Muitos estão chegando atrasado e já está havendo descontos no pagamento por causa disso”, afirma Leda.

A diretora entende que o diálogo com os moradores é uma iniciativa inédita em Apucarana e acredita que a formulação do novo contrato para o transporte coletivo vai contemplar melhorias apontadas pelos próprios usuários. “Jamais aconteceu essa consulta popular antes. Essa participação, essa democracia. A oportunidade que estamos tendo de opinar e apresentar nossas reivindicações está sendo maravilhosa”, enaltece.

O debate foi mediado por Ednei Mansano, assessor do gabinete municipal da Prefeitura de Apucarana, e contou com a presença de representantes da Viação Apucarana Ltda (VAL) e dos vereadores Vladimir da Silva e José Eduardo Antoniassi.

De acordo com Mansano, as reclamações e sugestões que foram colhidas ajudarão a embasar o edital de licitação para a contratação da empresa que vai explorar o serviço de transporte coletivo em Apucarana pelos próximos 15 anos. Ao todo, serão realizadas seis audiências públicas, reunindo usuários do sistema de várias regiões do município.

Publicações Recomendadas