Os vereadores de Apucarana aprovaram em primeira votação, nesta segunda-feira (13/10), o projeto de lei enviado pelo prefeito Beto Preto (PT) que solicita autorização para conceder o uso do Parque da Redenção à Mitra Diocesana de Apucarana. O parque – que tem uma área de aproximadamente 60 mil metros quadrados e está localizado na comunidade rural do Barreiro – é formado por 96 personagens bíblicos, esculpidos em tamanho gigante pelo artista plástico cearense Gilberto Gomes Moura, que retratam a vida pública de Jesus desde o nascimento, batismo, sermão no Monte das Oliveiras, Santa Ceia, morte e a ressurreição.
Com a concessão do espaço, a Mitra já anunciou que vai construir no local a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, padroeira do município, para marcar o Jubileu de Ouro de instalação da Diocese de Apucarana, a ser completado no dia 28 de março de 2015. “Ao lado da gruta será feito ainda um jardim temático na forma de um Rosário Mariano, constituindo mais um atrativo de visitação para os fiéis”, relata o prefeito Beto Preto (PT). Na sua avaliação, além de contribuir para marcar a comemoração dos 50 anos da diocese, as obras religiosas que serão promovidas pela Mitra vão valorizar ainda mais o parque. “Certamente haverá ainda maior divulgação do turismo religioso”, diz Beto.
O prazo da autorização previsto da lei é de cinco anos. Durante este tempo, a diocese ficará responsável pela manutenção geral do espaço com roçagem, limpeza, pintura, iluminação e demais obras necessárias.
Segundo comunicado oficial emitido pela comissão de devotos que encabeça o projeto, com autorização da Mitra Diocesana, “há algum tempo foi suscitado um desejo nos corações dos devotos da Virgem Maria, que se tivesse em nossa cidade uma gruta dedicada a Nossa Senhora de Lourdes” … “Com a aprovação do Conselho dos Presbíteros, especialmente do Bispo diocesano Dom Celso, e com o apoio da administração municipal, foi-se confirmando que esse projeto está nos desígnios de Deus”, dizem trechos do texto.
A data desejada para inauguração da gruta é na festa da padroeira, em 11 de fevereiro de 2015. “Mas, se não for possível terminar até essa data, no máximo, até outubro do mesmo ano esperamos que esteja tudo concluído”, conclui o comunicado.
Imagem que vai ficar exposta na gruta virá da França
A construção da gruta será feita em pedras, tijolos, concreto e ferragens e com tamanho aproximado de 10 metros de largura e 7 metros de altura. O projeto será executado pela arquiteta Mariana Mattiuzzi Estrope e a imagem de Nossa Senhora será trazida de Lourdes, França. Será feito no morro, ao lado da gruta, um jardim temático, em forma de rosário mariano. Para obtenção de recursos financeiros, a igreja já promove uma campanha junto devotos. As contribuições, em qualquer quantia, devem ser depositadas no Banco do Brasil / Agência 0355-7; Conta Corrente n.º 76084-6, em nome da Mitra Diocesana – Apucarana, CNPJ 75.283.564/0001-88. O doador também pode procurar as secretarias das paróquias de Apucarana.
A comissão dos devotos que coordena o projeto é formado por Antônio Hannoun Filho, Claudinei, Edy Piconi, Hélio Bertulino, Ivone Freitas, João Begalli Neto, José Gregório, Jucelino Marcato, Luduina Brizola,Marcos Bueno, Nerival Prestes, Siumara Michelin e Vado Costa.