Cerca de 100 professores do Pré II e 1º ano da rede municipal de Apucarana participam nesta segunda-feira (28/04) de uma capacitação para o “Método das Boquinhas” ou Método Fonovisuoarticulatório. O treinamento ocorreu no polo Apucarana da Universidade Aberta do Brasil (UAB), localizado na Praça Rui Barbosa. A abertura dos trabalhos contou com a presença do prefeito de Apucarana, Beto Preto, e da diretora-presidente da Autarquia Municipal de Educação (AME), professora Marli Regina Fernandes da Silva.
De acordo com a secretária, a intenção é levar noções de fonoaudiologia para que o pedagogo possa empregar o método em sala de aula. “Os principais objetivos são alfabetizar e reabilitar distúrbios da leitura e escrita, maior consistência na aprendizagem, diminuir o tempo de trabalho no desenvolvimento das atividades e manter a motivação pelo aprendizado”, assinala.
A oficina foi ministrada pela psicóloga, psicopedagoga e neuropsicóloga Alexandra Soriani Moteka. A alfabetização com as “Boquinhas” utiliza, além das estratégias fônicas (fonema/som) e visuais (grafema/letra), as articulatórias (articulema/Boquinhas). Esse tipo de alfabetização foi aprovado pelo Ministério da Educação e classificado como uma tecnologia educacional que alia a fonoaudiologia e a pedagogia.