Autoridades políticas, empresários e gestores públicos do setor educacional, diretores, coordenadores e professores de municípios da área de abrangência dos Núcleos Regionais de Educação de Apucarana e Ivaiporã participaram nesta sexta-feira (18/12), no auditório do campus Apucarana da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de solenidade de premiação e certificação das 15 melhores escolas estaduais e 15 melhores escolas privadas da Regional Apucarana e 12 melhores escolas (estaduais/privadas) da Regional Ivaiporã, levando em consideração o desempenho junto ao Exame Nacional do Ensino Médio 2014 (Enem 2014).
A promoção foi da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional (FPE), através do deputado federal Alex Canziani (PTB), com o apoio institucional da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, Secretaria de Estado da Educação e do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Paraná (Sinepe).
Criado em 1998, o Enem é uma avaliação para alunos que estão concluindo ou já concluíram o ensino médio e o resultado é usado como critério seletivo para ingresso em inúmeras instituições de ensino superior do país e também para acesso a bolsas e em processos seletivos oferecidos pelo Governo Federal, como o Prouni e o Sisu.
Como prefeito anfitrião, Beto Preto, participou do evento. “Saúdo e parabenizo a todas as escolas premiadas pelo esforço. A Educação é algo que demanda muita luta, muito trabalho para possibilitar ao aluno um porto seguro. Todos os envolvidos estão sempre buscando o melhor. Professores neste final de ano, por exemplo, quando se imagina que possam estar indo descansar, estão na realidade em tempestade cerebral, já pensando o planejamento para o próximo ano. Parabéns pela iniciativa desta premiação, que é um reconhecimento a todos pela dedicação que levaram suas escolas a um bom termo”, disse o prefeito de Apucarana.
Aproveitando o público de educadores de toda a região, Beto fez uma breve menção sobre dos trabalhos da rede municipal e arrancou aplausos ao falar de recente resultado dos alunos na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), uma realização anual da Sociedade Astronômica Brasileira e da Agência Espacial Brasileira, com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. “A edição deste ano contou com a participação de 6 mil alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental de todo o Brasil e Apucarana teve a alegria de ter 412 alunos da sua rede condecorados com medalhas, com notas 9 ou superiores. Foram 121 medalhas de ouro, 118 de prata e 173 de bronze”, comunicou.
O deputado federal Alex Canziani, salientou que a certificação das melhores escolas da região segundo desempenho no Enem 2014 tem o caráter de valorização. “A Educação é fator fundamental para que tenhamos um país melhor. Pensamos este evento para reconhecer aqueles que conseguiram patamares diferentes, um reconhecimento para o esforço e dedicação daqueles que estão fazendo a diferença para os nossos jovens. Acredito que isto, ao mesmo tempo, estimula os demais a melhorarem seus índices para que possam estar aqui na premiação no ano que vem”, disse o parlamentar.
A mesa de honra da solenidade contou ainda com a presença do vice-prefeito de Apucarana, Júnior da Femac, da chefe do Núcleo Regional de Educação de Apucarana, professora Maria Onide Balan Sardinha, da assistente técnica do NRE de Ivaiporã, Sara Regina Rodrigues, que no ato representou a chefe SandraMara Schmitt dos Reis Bueno, da diretora-presidente da Autarquia Municipal de Educação de Apucarana (AME), professora Marli Regina Fernandes da Silva, do diretor-geral da UTFPR, Aloysio Gomes de Souza Filho, e do empresário Valdivino Marques da Cruz Neto (Val da Gráfica), que no ato representou o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano (Sedu), Carlos Roberto Massa Júnior, o Ratinho Júnior, além do prefeito de Novo Itacolomi, Roberto Munhoz, o Polaco da Pá.