Os médicos cubanos que irão atender em Apucarana através do programa federal “Mais Médicos” começaram o conhecer hoje (16) a estrutura de saúde do município. Nesta quarta-feira, o grupo visitou o prédio da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) e acompanhou o andamento dos atendimentos prestados no local, como o ambulatorial. A agenda do dia também incluiu a passagem pelo SAMU, UPA e o NATTA.
Acompanhado da superintendente do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), Lilian Martins Spaciari, a programação de visitas ainda prevê locais como a Casa da Gestante, o Centro Infantil, o CAPS-Infantil e CAPS-AD, além das 27 Unidades Básicas de Saúde (UBS). “É importante esta fase de ambientalização dos médicos cubanos com nossa estrutura saúde e com a própria cidade. Estão previstos também treinamentos e capacitação com foco no conhecimento da realidade do atendimento médico no município”, informa Lilian.
Os médicos cubanos chegaram a Apucarana na segunda-feira à noite e ontem foram recepcionados oficialmente no município em solenidade no salão nobre da prefeitura. Eles vão atender nas UBS’s das regiões Norte e Leste, como integrantes das novas equipes do programa Estratégia Saúde da Família (ESF). “Também nos próximos dias serão definidos as UBS’s que cada um vai atuar”, diz Lilian. Entre os bairros que serão contemplados estão o Marcos Freire, Dom Romeu Alberti, Vale Verde, Colonial, Ponta Grossa, Paz e Bem, Sumatra, Diamantina e Aviação,entre outros.