O período de inscrições para a Semana de Renegociação de Dívida terminou com a adesão de 328 consumidores. A iniciativa é do Procon de Apucarana, que agora está fazendo a convocação das partes. Credores e devedores sentarão à mesa para negociar na semana que vem, entre os dias 14 e 18 de março.

De acordo com Robson de Souza Cruz, coordenador do Procon de Apucarana, a maior procura está relacionada com débitos contraídos no comércio (165 inscrições), seguida por bancos (91), telefonia (46) e financeiras (26). “Ficamos felizes com o resultado, pois superou nossa expectativa. Esperávamos 200 inscrições e obtivemos 328”, frisa Robson Cruz.

A campanha é uma iniciativa do Procon de Apucarana em comemoração ao Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, e que acabou se estendendo para outros Procons do Estado. O objetivo da Semana de Renegociação de Dívida é ajudar principalmente aquelas pessoas que estão com restrições junto ao SPC e Serasa, ou qualquer outra pendência que restrinja sua condição de compra.

A iniciativa está sendo realizada em três etapas. Na primeira, que se encerrou na terça-feira, os consumidores procuraram o Procon para informar o nome da loja, banco, financeira ou empresa de telefonia onde possuem o débito. A próxima etapa, que começou nesta quarta-feira e se entenderá até sexta-feira, é reservada à intimação das partes. “Credores e devedores estão sendo comunicados sobre a data e o horário das audiências, que vão acontecer entre os dias 14 e 18 de março”, completa Robson Cruz.

Cada audiência terá a duração de cerca de 15 minutos e, a cada dia, deverá ser realizada uma média de 65 negociações. “Será o momento de buscar uma conciliação. Consumidores e empresas terão a oportunidade de negociar a dívida, com descontos, isenção de juros e parcelamentos para que o consumidor tenha condições de efetuar o pagamento”, explica, lembrando que os consumidores devem levar junto a carteira de identidade e CPF.

O coordenador do Procon em Apucarana ressalta ainda que as empresas já irão trazer a proposta pronta, com os valores para pagamento à vista ou a opção de parcelamento. “Temos tudo alinhado para que as conciliações sejam rápidas, possibilitando limpar o nome dos consumidores, que poderão então novamente efetuar compras e movimentar o comércio local”, assinala Robson Cruz.

O Procon de Apucarana está localizado na Avenida Corifeu de Azevedo Marques, 424, próximo ao Ginásio de Esportes Lagoão. Telefone – 3425-2034. O horário de atendimento durante a campanha é de 8 às 18 horas.

Publicações Recomendadas