O prefeito Junior da Femac promoveu hoje (19) um encontro com coordenadores e tutores dos programas de residência multiprofissional da Autarquia Municipal de Saúde (AMS). Foi a décima primeira reunião mantida com equipes de servidores da saúde desde que ele assumiu a prefeitura. “Vocês estão à frente de uma das grandes conquistas desta gestão na área da saúde. Conto com vocês para defender esses programas de grande retorno tanto educacional para os residentes quanto no atendimento para os usuários do Sistema Único de saúde, o SUS”, disse Junior.
Destacando a importância dos programas de residência, Junior informou que vai oferecer um local mais adequado para a equipe de coordenadores e tutores desenvolverem seu trabalho. Em cerca de um mês eles irão atuar na Rua Érico Veríssimo, 125, no prédio do antigo hospital Menino Deus, próximo ao Colégio Estadual Izidoro Luiz Cerávolo.
A equipe passará a contar com mais espaço, com sala para pequenas reuniões e para avaliações, descentralizando os trabalhos que hoje acontecem em sua totalidade no pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Atualmente, a coordenação dos programas de residência funcionava numa sala do segundo andar da AMS.
“Estamos abertos a sugestões para melhorar cada vez mais os programas de residência em Apucarana. Peço ajuda de todos, para que eu possa garantir e até ampliar os direitos conquistados com este programa”, enfatizou Junior.
Há quatro anos, a Autarquia Municipal de Saúde desenvolve três programas de Residência Multiprofissional: de Saúde Mental, Enfermagem Obstétrica, e de Atenção Básica. São 54 residentes atuando na rede pública de saúde, incluindo enfermeiros, educadores físicos, fisioterapeutas, nutricionistas, odontólogos, psicólogos e assistentes sociais.
Nas últimas semanas o prefeito Junior da Femac esteve reunido com servidores da saúde de vários setores. Foram mantidos encontros com os Conselhos Locais de Saúde, Conselho Municipal de Saúde, enfermeiros, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), equipes de manutenção da AMS, estagiários e nas duas pré-conferências municipais de saúde.