Vinte e seis jovens de Apucarana, com idade a partir dos 14 anos e que estão cursando o ensino médio, começaram nesta segunda-feira (02/09) junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o curso técnico de Aprendizagem em Serviços Administrativos. Oferecido dentro do Programa de Aprendizagem, do Senac de Gratuidade, a iniciativa conta com envolvimento da Secretaria Municipal da Indústria e Comércio, por intermédio da Agência do Trabalhador de Apucarana, e tem estreita parceria com o empresariado local nas áreas do comércio e prestação de serviços.

“Atuamos neste processo com o recrutamento dos jovens interessados e encaminhamento junto ao Senac que, por sua vez, oferece gratuitamente tanto ao jovem, quanto ao empresário, a formação profissional da mão de obra”, assinala Lucas Leugi, gerente da Agência do Trabalhador de Apucarana. Ele destaca que outras turmas serão abertas pela parceria. “Dispomos de um banco de dados com nome de jovens interessados neste tipo de aprendizagem e que será utilizado para a formação das futuras turmas”, informa Leugi.

Além de instrutores do curso, a aula inaugural da nova turma contou ainda com a presença do gerente executivo de Apucarana do Senac, Agnaldo Alves Cassimiro e do técnico de Relações com o Mercado, Rodrigo Yoshiaki Hirata. “É um curso com carga horária prevista de mil horas (600 horas/prática e 400 horas/teoria), a custo zero para os empresários, que vai certamente contribuir para que estes jovens tenham grandes oportunidades de inserção no mercado de trabalho, pois como diferencial vão ter qualificação”, destacou Cassimiro.

Na condição de aprendizes, tendo vínculo com a empresa parceira do programa através de carteira de trabalho assinada, entre outros benefícios previstos em lei, ao longo dos próximos 12 meses os 26 jovens vão receber conhecimentos teóricos às segundas e terças-feiras e, de quarta a sexta, atuarão nas empresas. O programa é norteado por uma legislação específica (Lei 10.097/2000 e Decreto 5.598/2005) que estabelece as diretrizes gerais para a instituição que promove a aprendizagem, bem como para a empresa que participa do programa.

“Conforme a Lei de Aprendizagem, as empresas de médio e grande porte devem contratar um número de aprendizes equivalente ao mínimo de 5% e máximo de 15% do seu quadro funcional, cujas funções demandem formação profissional”, explica o gerente executivo do Senac. De acordo com ele, a lei estabelece que esses aprendizes devem ser matriculados nos cursos de Aprendizagem, oferecidos pelos Serviços Nacionais de Aprendizagem que proporcionam de forma gratuita, no caso do SENAC através do PSG – Programa Senac de Gratuidade.

Segundo Rodrigo Hirata, entre as disciplinas teóricas que serão ministradas no curso de Aprendizagem em Serviços Administrativos vão estar: ética e cidadania, saúde e segurança no trabalho, princípio de qualidade aplicado ao trabalho, relações humanas no trabalho, informática básica, empreendedorismo, gestão administrativa. Prática profissional supervisionada, entre outras.

“As empresas participantes desta turma que começou hoje são Comercial Ivaiporã, Caramuru, Cristal Sete, Hospital da Providência, Kowalski, Móveis Romera, Nacional Gás, Pernambucanas, Pontual Distribuidora, Sicoob, Todimo, TV Tibagi, Ultramed e Unimed”, informa Hirata. De acordo com ele, o salário do programa de Aprendizagem é baseado no salário mínimo regional proporcional à carga horária. “O contrato do aprendiz é de 20 horas semanais, obrigado a estar cursando o ensino médio ou ter concluído”, diz.

Serviço – Jovens interessados em fazer parte das próximas turmas de qualificação profissional junto ao Senac Apucarana, através deste projeto realizado em parceria com o município, devem efetivar cadastro junto à Agência do Trabalhador que fica na Rua Renê Camargo de Azambuja, 705. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O contato pode ser feito pelos telefones 3423-1376/3423-5266.

“A próxima turma de Aprendizagem terá início dia 07 de Novembro. Empresas interessadas podem entrar em contato direto com a unidade do Senac de Apucarana”, finaliza Geisianne Rizo, técnica em Educação Profissional do Senac.

Publicações Recomendadas