A Secretaria de Esportes e Juventude da Prefeitura de Apucarana realiza neste domingo (18/02), a partir das 9 horas, na quadra do Parque Municipal Jaboti, o 1º Torneio de Handebol de Areia – categorias Feminino Sub 17 e Feminino Adulto. A inscrição de equipes é gratuita e finaliza às 18 horas desta quinta-feira (15/02), no Centro da Juventude de Apucarana.
Um trabalho novo dentro da secretaria municipal, o objetivo do torneio é popularizar a modalidade na cidade e fomentar a formação de escolinhas de base. “Como o torneio será realizado ao longo do dia, realizaremos apenas o feminino nesta data, mas uma agenda já está sendo providenciada também para o handebol de areia masculino”, esclarece professora Jossuela Pinheiro, secretária Municipal de Esportes e Juventude.
Um convite de participação foi enviado a cidades da região e já confirmaram equipes Marialva e Ubiratã. “Marialva, por exemplo, tem uma certa tradição no esporte, que tem regras e táticas diferentes do handebol de quadra”, destaca professora Marta Valentin, responsável pelo handebol feminino em Apucarana. Ela frisa que a cidade também vem buscando seu espaço. “Há três anos nossa equipe conquistou a quarta colocação na fase Final “B” dos Jogos da Juventude do Paraná”, lembrou a treinadora.
O Esporte – São diversas as diferenças do handebol com o handebol de areia, a começar pelo tipo e tamanho da quadra, mas a maior peculiaridade dessa modalidade é possuir pontuações diferentes para cada tipo de jogada. O Gol regular (é o gol normal, feito com os pés apoiados na areia ou saltando com a bola): 1 ponto; Gol aéreo: 2 pontos (quando o jogador recebe e arremessa a bola em suspensão (no ar), sem nenhum contato com o solo); Gol especial ou Giro (é o criativo ou espetacular, o giro deve ser de 360°, deve começar com os pés apontados para o gol e deve ser aéreo/em suspensão): 2 pontos; Gol de goleiro (coringa): 2 pontos; Tiro de 6 metros: 2 pontos.
As partidas possuem dois sets de 10 minutos, cada um computado de forma independente com o intervalo de 5 minutos entre eles. Cada equipe pode solicitar um tempo técnico de 1 minuto em cada período. Se a partida terminar em empate após o término de um set, o árbitro aplica uma prorrogação para que seja marcado o Golden Goal. Se ao final dos dois sets houver o empate, acontece o Shoot-out, que é parecido com um “pênalti” em movimento, para decidir o jogo (cinco tiros para cada time).
Cada equipe pode ter até dez jogadores no time, sendo quatro titulares (três jogadores de linha e um goleiro) e o restante reserva. É preciso ter no mínimo seis jogadores por time para a partida começar. A troca de jogadores ao longo do jogo acontece na zona de substituição (que possui 15 m da quadra) de forma ilimitada.
Serviço: Mais informações sobre como se inscrever no torneio podem ser obtidas pelo telefone 3422-5184.