O prefeito Beto Preto autorizou hoje (10) a ordem de serviço para a instalação do novo sistema de iluminação pública do Parque Jaboti. O processo licitatório foi vencido pela empresa Tecnoluz, de Curitiba, que deve iniciar os serviços de imediato. Todo o entorno do Jaboti irá receber um total de 135 postes com luminárias de 100 watts, de vapor metálico, que irão garantir uma eficiente luminosidade no parque. O investimento previsto é de R$142 mil.
A autorização para a obra foi assinada em ato no gabinete municipal, com a presença do secretário de obras, Herivelto Moreno; o secretário de gestão pública, Nicolai Cernescu Junior; o secretário de governo, pastor Otoniel Gonçalves; e o engenheiro eletricista e superintendente do Idepplan, Lafayete Luz.
“A iluminação que estamos autorizando terá como foco principal a nova pista de caminhada, mas também irá assegurar muita claridade em todo o parque, que poderá ter maior visitação também no período noturno”, avalia o prefeito Beto Preto.
O projeto, executado pelo próprio município, prevê a instalação de 135 postes de 5 metros de altura e lâmpadas de 100 watts vapor metálico. “É uma obra de execução relativamente rápida. A área a ser coberta é de cerca de 2 mil metros, onde um poste será instalado a cada 30 metros, propiciando uma iluminação eficiente em trecho que inicia na Acea e contorna todo o parque até a divisa com o fórum eleitoral”, explica o secretário Herivelto Moreno.Já os 13 aeradores, do tipo chafariz, que serão instalados no lago, foram adquiridos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente com recursos oriundos de uma multa ambiental aplicada no ano passado a uma empresa flagrada poluindo o local.
“Além de um aspecto visual muito bonito através do chafariz, que ficará jorrando água para cima, esses equipamentos irão contribuir para oxigenar a água do Lago Jaboti, que sofre com o despejo de esgoto clandestino, e outras fontes poluidoras. Trata-se de mais um investimento que contribui para revitalizar o Jaboti, um dos nossos principais cartões postais, que ficará ainda mais atraente para os apucaranenses e visitantes de outras cidades”, comenta o prefeito Beto Preto.
PISTA– A construção da nova pista de caminhada e corrida no entorno do Parque Municipal Jaboti segue em execução e, em breve, deve proporcionar mais segurança e conforto aos praticantes desta modalidade de exercício físico. Os obstáculos tais como buracos e raízes de árvores de grande porte, faziam com que as pessoas utilizassem as ruas, ficando expostas a dividir o espaço com carro e motos.
A pista terá dois quilômetros de extensão, por dois metros de largura, com investimento de R$ 132 mil. O material utilizado é o concreto polido, que é mais resistente e adequado. A execução da obra está a cargo da Pires & Pires, Construções e Empreendimentos LTDA – ME, de Apucarana, que deve concluir o serviço em 60 dias.