O caminho que cada processo deve seguir dentro da Prefeitura de Apucarana agora está padronizado. Instruções normativas e decretos regulamentam os fluxos internos, visando garantir agilidade e eficiência. E, para tirar todas as dúvidas, um treinamento foi realizado nesta quinta-feira (04/09) com servidores de todas as secretarias e autarquias.

O prefeito Rodolfo Mota reitera também que é tempo de um rigoroso controle de gastos. Por isso, no mesmo treinamento, foram repassadas orientações para reduzir em 20% as despesas. As medidas de austeridade foram anunciadas ontem pelo prefeito diante da dívida histórica de 1 bilhão e 300 milhões de reais herdada pela atual gestão e que está sendo executada pelo Tesouro Nacional.

O secretário municipal da Fazenda, professor Rogério Ribeiro, explicou que foram publicadas seis instruções normativas e três decretos para organizar fluxos, rotinas internas e controle das despesas. Ribeiro afirmou que o município funcionava sem uma normatização oficial e os procedimentos eram feitos muitas vezes com base na experiência do servidor, o que levava a uma tramitação mais lenta.

Agora, os procedimentos de empenho, liquidação, pagamento, reservas e alterações orçamentárias passam a seguir um mesmo padrão. “Quando cada servidor faz de um jeito, o processo demora mais e muitas vezes chega confuso. Agora, com as instruções, conseguimos mais clareza e celeridade”, reforçou o secretário.

Segundo Ribeiro, a normatização vale para todas as secretarias e autarquias, em especial as áreas administrativas que lidam com compras, contratos e pagamentos. O objetivo é garantir serviços públicos mais ágeis, transparentes e seguros, refletindo diretamente no atendimento ao cidadão.

Publicações Recomendadas