Um dos meses mais esperados pelo comércio, dezembro foi bastante movimentado em Apucarana. Diversas atrações culturais e gastronômicas, fomentadas pela campanha “Natal em Apucarana” fizeram do centro da cidade um local agradável para passeio e compras com a família. A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Apucarana em parceria com a Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acia), Sindicato do Comércio Varejista (Sivana) e com o Sindicato dos Empregados do Comércio de Apucarana (Siecap), teve grande amplitude e divulgou em toda a região o potencial econômico da cidade. “Foram dias realmente especiais. Nosso comércio e prestadores de serviços mostraram sua força e durante todos esses dias um grande número de pessoas, famílias inteiras, e visitantes de várias cidades da região prestigiaram nossos estabelecimentos comerciais e atrações que ofertamos para a população”, destacou o prefeito Beto Preto.
Ao longo do mês, lembra Beto, mais de mil estabelecimentos aderiram à campanha e receberam identificação com adesivos, panfletos e bandeirolas do “Natal em Apucarana. “Desde o dia 5 fomentamos diversas atrações no centro. Além da chegada do Papai Noel e cantata das crianças da rede municipal no dia 10, quando o comércio começou a abrir em horário estendido, a prefeitura ofereceu à população passeios de trenzinho e apresentações itinerantes da Big Band, que alegraram as pessoas nas ruas. Na Praça Rui Barbosa, mantivemos ainda feiras de artesanato, de produtos rurais e barracas da gastronomia local. Além disso, promovemos uma série de melhorias de acessibilidade em calçadas, ruas e plantio de árvores na área central”, lembra o prefeito.
A contribuição da prefeitura através da campanha foi, na visão do presidente da Acia, Júnior Serea, “uma importante ajuda para as vendas natalinas”. “A adesão dos comerciantes e prestadores de serviço foi expressiva e ainda tivemos o potencial da cidade divulgado em toda a região. Ficamos muito contentes com essa parceria, que abre portas para que algo do gênero se repita no ano que vem também em outras datas comerciais”, sugere Serea.
Com relação ao movimento de vendas, ele destaca que neste ano os consumidores optaram pela “compra de última hora”. “Empresas que fizeram estoque de produtos para a época estão conseguindo equilíbrio nesta última semana. Em relação ao ano passado, observamos que em geral neste não haverá crescimento, mas pelo menos houve uma manutenção do índice de vendas”, revela o presidente da Acia, lembrando que o município registrou um mês bastante chuvoso. “Esta condição climática atrapalhou também a circulação de pessoas”, pontua. Para ele, outro fator positivo foi a segurança. “Pudemos acompanhar as polícias e a Guarda Municipal trabalhando de forma integrada. Vejo que este foi outro diferencial positivo que deu tranquilidade para lojistas e consumidores em todos os dias da campanha”, elogiou Serea.
Para a presidente do Sivana, Aida Assunção, o comércio de Apucarana reagiu bem ao mês em que muitos não acreditavam ser possível realizar boas vendas. “Diante das adversidades, foi um mês muito bom. Claro que não foi como em outros anos, onde a economia estava aquecida, mas diante da “crise falada pelas pessoas”, podemos dizer que estamos contentes. Na média tivemos boas vendas. A campanha encabeçada pela prefeitura também foi importante, ajudou bastante”, considera Aida.
A opinião de quem ficou na linha de frente das vendas também confirma que o mês de dezembro foi positivo para o comércio apucaranense. Segundo o gerente da Jorrovi Calçados, Rodrigo Barrena, apesar de ter sido mais cansativo, o estabelecimento – que tem um grande público regional – vai fechar o Natal com um balanço positivo. “Não nos deixamos influenciar por fatores externos. As vendas foram sem dúvidas mais cansativas, mas nada que não pudesse ser resolvido mediante uma boa negociação com o consumidor, com a oferta de um crédito mais estendido, por exemplo. O mês foi positivo, tanto é que vamos ter um crescimento em vendas no comparativo com o ano passado”, disse Barrena.
Aceitação da campanha surpreende organização
Com a participação de mais de mil estabelecimentos lojistas e prestadores de serviços, a aceitação da campanha “Natal em Apucarana” foi destacada pelo superintendente de Relações com a Comunidade, Laércio Morais. Ele coordenou as equipes que percorreram área central, bairros e até distritos em busca de adesões. Gratuitamente, ao todo foram entregues 2,5 mil adesivos, 15 mil panfletos informativos contendo a programação gastronômica, artística e cultural da campanha, e 8 mil bandeirolas. “A receptividade foi surpreendente, todos elogiaram muito esta ideia da prefeitura que criou não o Natal “de” Apucarana, mas o Natal “em” Apucarana, convidando a população da cidade e de toda a região para se confraternizar e prestigiar o nosso comércio”, disse Morais.
O diretor da Secretaria de Indústria e Comércio de Apucarana, Joaquim Rosina, também destaca a realização das feiras do Entardecer, do Artesanato e da Agricultura Familiar, que aconteceram na Praça Rui Barbosa. “Esteve tudo muito bem organizado, com a população tendo acesso a produtos variados e de qualidade, abrilhantando certamente toda a programação”, considera Rosina.