Mais de 100 candidatos, inscritos para a seleção da Residência Multiprofissional, participaram hoje (13/02) das provas objetivas e arguição de curriculum lattes, que indicarão os aprovados a começarem as atividades a partir do dia 1º de março, por um período de dois anos, com carga horária semanal de 60 horas. Participaram das provas os inscritos em Atenção Básica; Saúde Mental; e Enfermagem Obstétrica; além do candidato a Residência Médica na área de Nefrologia.

Ao comentar sobre a seleção dos inscritos, o prefeito Beto Preto afirmou que “este é um processo de mudança na formação de profissionais no atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS)”. Ele acrescentou que o significado do processo é de importância fundamental, “pois irá integrar o trabalho dos profissionais que atuam no SUS, consolidando um modelo de formação e capacitação, que trará importantes resultados na atenção básica”.

O prefeito lembrou que Apucarana é o único município do interior a oferecer Residência Multiprofissional e a Residência Médica. “Com este credenciamento, Apucarana se transforma em campo de formação e capacitação de profissionais, o que é uma grande vitória para a saúde pública local e regional”, frisa Beto Preto.

O médico Hélio Kissina, coordenador da Residência Médica, afirma que “este processo é uma iniciativa conjunta dos ministérios da Saúde e Educação, visando a formação de profissionais para atuarem em áreas mais carentes do País”. “A Autarquia Municipal de Saúde de Apucaranamostrou interesse em participar desta iniciativa ministerial e o resultado será sentido na Atenção Básica”, destacou Kissina.

A enfermeira Franciele Nogueira Smanioto, coordenadora da Residência Multiprofissional, disse que a partir do início dos trabalhos, “a presença destes profissionais vai agregar muito no atendimento nas UBS, registrando, inclusive, uma qualificação nas práticas de cada área de atuação”. Segundo a enfermeira, os residentes irão compor as equipes da Saúde da Família, resultando em ações concretas junto à comunidade atendida por cada unidade. Ela estima que no prazo máximo de 90 dias os primeiros resultados começarão a ser sentidos.

Publicações Recomendadas