Vinte idosos do Lar São Vicente de Paulo receberam nesta quarta-feira (02/12) novas próteses odontológicas. Em outubro do ano passado, 21 outros internos também tiveram a oportunidade de renovar o sorriso através da iniciativa pública, que faz parte da política de atendimento descentralizado da população por parte do Departamento de Odontologia da Autarquia de Saúde da Prefeitura de Apucarana.
Desde março do ano passado, cerca de 3 mil apucaranenses já tiveram acesso ao tratamento, que é gratuito. O procedimento de entrega e ajuste final das próteses junto aos idosos do lar, feito pelo Dr. Nelson Crinchev e pelo protético Waldir Firman, foram acompanhados pelo secretário de Saúde, Roberto Kaneta, pelo diretor do Departamento Municipal de Odontologia, Dr. Emídio Bachiega, e pelo presidente do Lar, Cézar Farinácio.
“Esta ação está dentro do que o prefeito Beto Preto vem pedindo para que seja uma regra em todos os serviços da saúde municipal, ou seja, um novo modelo onde as pessoas não sejam simplesmente atendidas mas, acima de tudo, cuidadas. E este cuidado é no sentido amplo, que parte da capacitação de todos os profissionais, melhoria das estruturas da rede, para que possam prestar uma atenção humanizadora ao cidadão, em todas as faixas etárias”, observou Kaneta.
A fabricação das próteses é feita através de profissionais da própria autarquia, por intermédio do Laboratório Municipal de Próteses Dentárias. O custo médio de cada peça é de R$150, que são subsidiados com recursos mensais enviados pelo Ministério da Saúde na ordem de R$22,5 mil. “Até 2012 a produção mensal do município era em média de 60 peças. Hoje produzimos cerca de 150 todos os meses, ou seja, quase triplicamos o atendimento. Em 2014, foram entregues 1.540 e neste ano devemos fechar em 1.650 próteses”, informa Dr. Emídio Bachiega. Ele destaca a qualidade. “Nossas próteses são muito resistentes. Os dentes são feitos com três camadas de resina, todo processo é o mesmo que o paciente encontraria no atendimento privado”, explica.
Ponta-esquerda do Apucarana Futebol Clube no final da década de 70, Manoel Nascimento, conhecido no meio futebolístico por Necão, foi um dos beneficiados. “Estou passando uns tempos no asilo para recuperar de um problema de saúde. No período em que fiquei internado perdi minha prótese e essa ação da prefeitura foi um presente que eu não esperava. Vai melhorar muito minha mastigação. Espero ir para casa antes do Natal e agora de sorriso novo”, comemorou Necão.
Outra idosa atendida foi Dona Rosa Francisco. Ela conta que sofreu por dois anos sem a prótese dentária inferior. “A minha velha quebrou e esperei por dois anos. Estava me alimentando somente com a parte de cima e vivendo praticamente só de sopa. Só tenho o que agradecer a todos por este atendimento”, disse.
O presidente do Lar, César Farinácio, destacou os benefícios para os idosos. “Alguns estão com problemas gástricos pois não podem mastigar os alimentos e, segundo os médicos, este problema será resolvido com o uso da prótese. Ano passado já havíamos sido atendidos e novamente agradecemos a prefeitura e a Autarquia de Saúde por esta parceria, que só traz benefícios para a saúde de nossos idosos”, relatou.
Ainda neste ano, novas próteses odontológicas devem ser entregues gratuitamente a apucaranenses que residem nos núcleos Vale Verde, Dom Romeu Alberti e Jardim Ponta Grossa.