Mais 545 estudantes da rede municipal de ensino foram formados através do Grupo Patrulha Escolar Mirim, uma iniciativa da Guarda Municipal de Apucarana. A formatura, envolvendo 10 escolas municipais, ocorreu nesta segunda-feira (25/11), no Cine Teatro Fênix. Na oportunidade, também foi divulgado o resultado do concurso de redação e feita a entrega simbólica dos certificados aos participantes.

Além de alunos, educadores e pais, estiveram presentes na cerimônia o professor Fernando José de Freitas, diretor-presidente da Autarquia Municipal de Educação (AME), Paulo Kisner, secretário da Juventude, Ataíde Pantaleão da Silva, comandante da Guarda Municipal, Fábio de Souza, guarda municipal e coordenador da Patrulha Escolar Municipal. O evento também contou com a presença da Banda Municipal e de representantes de órgãos parceiros na iniciativa, como SAMU, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar Ambiental Força Verde. O momento religioso e de louvor foi conduzido pelo GM de Andrade.

Essa foi a segunda formatura do ano, abrangendo alunos de quintas séries do Ensino Fundamental. Os conteúdos, ministrados desde julho, envolveram educação para o trânsito, ordem unida, hierarquia e disciplina, convivência entre colegas de escola, bullying, prevenção de conflitos e pequenos delitos, segurança e combate às drogas, primeiros socorros, crime ambiental e Defesa Civil.

A partir dos conteúdos repassados, os alunos participaram de um concurso de redação com o tema “Patrulha Escolar Mirim e que teve como vencedora a aluna Ludimila Alves de Oliveira, da Escola Municipal José Brazil Camargo, e como destaques Isabela Dolci Soares de Lima, da Escola Municipal Augusto Weiand, Maísa de Araújo da Silva, da Escola Municipal Osvaldo Santos Lima, e Mateus Henrique Salustiano, da Escola Municipal Edson Giacomini.

O comandante da Guarda Municipal destacou o empenho e a dedicação do efetivo, especialmente do GM Fábio, no desenvolvimento do programa. “A Patrulha Escolar Municipal já formou cerca de 3.500 alunos e atendeu cerca de 6.000 ocorrências. É uma iniciativa que leva aos pais, alunos e professores segurança e informações. Essas noções que os estudantes recebem eles jamais esquecerão e isso ajudará a direcioná-los no caminho da vida”, ressalta Pantaleão.

Já o diretor-presidente da AME destacou que os formandos serão multiplicadores, repassando o que aprenderam dentro de casa e também para outras pessoas. “É um trabalho que vai trazer resultados no futuro. Os alunos aprenderam grandes lições, que serão muito importantes em outras etapas da vida. E que eles também possam repassar tudo isso ao próximo, atuando como multiplicadores”, frisa.

A Escola Municipal Antonieta Lautenschlager, localizada no Jardim Presidente Kenedy, é uma das 10 unidades de ensino que participaram do projeto. Ao todo, 45 estudantes da escola estiveram envolvidos nas atividades. “As aulas ocorreram uma vez por semana, sendo teóricas, práticas e expositivas. Houve palestra do SAMU, caminhada ecológica e blitz educativa, entre outras atividades. Os alunos aprenderam regras básicas de convivência dentro e fora da escola, entre as quais o respeito às leis de trânsito e a necessidade de preservar o meio ambiente”, conta Simone Galan Cara, coordenadora pedagógica da “Antonieta Lautenschlager”.

Projeto Patrulha Mirim – Redação campeã

Aluna: Ludymilla Alves de Oliveira
Escola Municipal José Brazil Camargo

Uma história de amizade

O projeto Patrulha Escolar Mirim veio à minha escola para me ensinar coisas muito importantes que posso ensinar para meus colegas e amigos e ensinarei com muito orgulho, que devemos respeitar as pessoas, pois se todos tiverem respeito uns com os outros nos teremos um mundo melhor para viver.

Ao falarem mundo, me lembro da natureza, o lugar onde moramos e digo, que se você jogar papel no chão cortar uma arvore ou maltratar um animal, você estará matando a si mesmo e destruindo sua própria casa, do mesmo modo que você estará se matando ao tomar certas atitudes como usar drogas.

Graças ao projeto, agora poderei com facilidade ajudar uma pessoa que precise de ajudas básicas em primeiros socorros, coisas simples que podem salvar uma vida, ate mesmo por agora por saber informar um simples numero de telefone de socorro 192.

Posso hoje dizer que tenho um novo amigo nosso querido guarda que esteve conosco, ajudando e ensinando, para que estejamos bem preparados já que estamos na adolescência e nessa fase é preciso ter bons amigos.

Publicações Recomendadas