Desde o início deste mês, a comunidade de Apucarana vem percebendo uma maior presença da Guarda Municipal, que por determinação do prefeito Beto Preto (PT) expandiu o raio de ronda em toda a cidade. Além de marcar presença ostensiva em pontos tradicionais, como área central, terminal urbano de passageiros, rodoviária interestadual, escolas, creches e postos de saúde, os 30 guardas hoje são responsáveis pelo monitoramento de 70 diferentes pontos.

“Há cerca de 90 dias realizamos uma reunião no gabinete municipal onde estiveram presentes os comandos das polícias Militar e Civil, e da nossa guarda. Na ocasião, ficou definido que cada um faria um planejamento extra, um esforço para garantirmos, de maneira preventiva, a manutenção da ordem e da segurança em Apucarana”, observou o vice-prefeito Sebastião Ferreira Martins Júnior (Júnior da Femac), que na tarde desta terça-feira (10/06), juntamente com o comandante da GMA, Ataíde Pantaleão, realizou uma análise dos resultados obtidos pela corporação após a inclusão dos novos pontos de vigilância.

“O trabalho que já era feito 24 horas, agora ficou ainda mais presente, sobretudo em setores onde há grande presença de pessoas, como é o caso do terminal urbano. A população também já percebeu uma maior presença dos nossos guardas em rondas ostensivas em prédios públicos e outros espaços de responsabilidade municipal, e por isto pedimos a colaboração de todos, em especial no momento das abordagens”, disse Júnior.

Ele chamou a atenção do cidadão para quando das solicitações via telefone, separando a natureza da ocorrência. “Quando a ocorrência envolver prédios públicos, praças, por exemplo, a pessoa deve acionar a guarda pelo 3422-7344. Quando for algo relativo ao patrimônio particular, a Polícia Militar deve ser chamada pelo número 190”, orienta o vice-prefeito. Em relação ao monitoramento eletrônico, Júnior disse que atualmente 35 das 60 câmeras de vigilância estão funcionando. “Vinte estão em manutenção junto ao Consórcio Intermunicipal de Segurança de Londrina e Região (Cismel), da qual Apucarana é integrante”, explicou.

Segundo Júnior, “segurança pública é uma prioridade dentro do plano de governo do prefeito Beto Preto”. “Tanto que atualmente a Guarda Municipal é subordinada diretamente ao gabinete municipal e não mais ao Idepplan, o que é uma elevação de status muito importante. Além disto, o prefeito já revelou que tem um apreço muito grande pela corporação, onde recentemente concedeu a complementação de adicional de periculosidade solicitada – de 15% para 30% – há anos pelos guardas”, citou o vice-prefeito, lembrando que no início de 2015 deve ser realizado concurso público para contratação de mais agentes.

Em conjunto com as demais forças de segurança, a Guarda Municipal de Apucarana também tem atuado junto em AIFUs (Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU).

Publicações Recomendadas