Agentes de Endemias da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) e integrantes da Guarda Municipal realizaram hoje (10/03) uma verificação a veículos em situação de abandono em dois endereços da cidade – Jardim São Pedro e Jardim Catuaí, onde havia suspeita da existência de focos do Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus. A ação é resultado de denúncias apresentadas por moradores diretamente ao gabinete do prefeito Beto Preto.
Para buscar uma solução imediata às reclamações, o prefeito Beto Preto determinou ao comandante da Guarda Municipal, Edinei Francisco da Silva; e ao diretor-presidente da AMS, Roberto Kaneta, que os dois locais fossem vistoriados. Com acompanhamento de guardas municipais, os agentes de endemias fizeram uma verificação no veículo encontrado em estado de abandono em um terreno da Rua Horeslau Saviski (próximo a Parque das Aves). No local não foram encontrados focos do mosquito, enquanto o proprietário do veículo promoveu a retirada do local. Ao mesmo tempo, o mato existente no terreno foi roçado, oferecendo mais segurança aos moradores vizinhos.
No Jardim Catuaí, uma oficina mecânica foi vistoriada pelos agentes de endemias e guardas municipais. Com as últimas chuvas, havia acúmulo de água em pontos do terreno, mas não foram encontrados focos do Aedes aegypti. Mesmo assim, os responsáveis pelo local foram orientados a realizar vistorias periódicas na área, evitando assim o desenvolvimento das larvas do mosquito transmissor.