Na próxima quinta-feira (23), às 20 horas, o Circuito Cultural SESI apresenta, no Cine Teatro Fênix, o grupo de samba curitibano Braseiro, com o show de seu primeiro CD: Braseiro – Ascende o samba. A apresentação, com ingresso gratuito, acontece neste mês em outras três cidades do norte do Paraná. Amanhã (21) será em Santo Antônio da Platina; Londrina (22),e Arapongas (24).

Em Apucarana, o SESI tem a parceria com a Prefeitura da Cidade através da Secretaria Municipal da Promoção artística, Cultural eTurística (Promatur). Com uma seleção de músicas de compositores curitibanos e cariocas, o grupo faz um recorte do samba urbano da capital paranaense, com suas histórias e peculiaridades, sem esquecer do samba que deu origem.

“É um samba dolente, cadenciado, feito nas primeiras escolas no Rio de Janeiro”, conta a vocalista Luciane Alves. “A seleção contempla autores curitibanos e cariocas também, os atualíssimos Ricardo Salmazo, Bruno Santos Lima, Léo Fé, Wilson Moreira, Pedro Amorim, Claudio Peba, Elias de Fernandes, e os antigos e eternos Ismael Silva, Wilson Batista e dupla Bide e Marçal”, diz.

Com a mesma formação dos tradicionais regionais que fizeram história na música brasileira – violão de 7 cordas, cavaquinho, bandolim e pandeiro, Braseiro é um grupo musical que tem no choro e no samba sua expressão principal. O Braseiro atualmente é formado por Luciane Alves (voz), Jonas Lopes (bandolim e cavaquinho), Lucas Melo (violão de 7 cordas), Otto Lenon (percussão) e Ricardo Salmazo (percussão e voz).

“Ascende o samba é a exaltação do samba como expressão da cultura popular, reflexo de uma identidade brasileira em suas variadas nuances, ponto de vista e vivências. Sem esquecer que celebramos a cultura negra e o samba de excelente qualidade que vem sendo praticado nos redutos curitibanos, de onde nascemos”, finaliza Luciane.

O “Braseiro” passa ainda no mês de junho por cidades da região Metropolitana de Curitiba e Litoral (Paranaguá e São José dos Pinhais), Campos Gerais (Castro e Ponta Grossa) e Noroeste (Campo Mourão, Umuarama, Loanda e Maringá).

Circuito Cultural Sesi

O Circuito Cultural SESI percorre todo o Paraná levando espetáculos culturais ligados as Artes Cênicas ou Música para diversas cidades e tem a proposta de oportunizar acesso ao bem cultural aos trabalhadores da indústria, seus dependentes e comunidade local.

A retirada de ingressos para o espetáculo em Apucarana será a partir de uma hora antes do show, na bilheteria do Cine Teatro Fênix. A capacidade máxima do local é de 480 espectadores. Classificação livre.

Publicações Recomendadas