Criminosos se passando por fiscais do Departamento de Vigilância Sanitária de Apucarana estão utilizando o aplicativo de mensagens WhatsApp numa tentativa de invadir celulares. O alerta é da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), da Prefeitura de Apucarana, que tomou conhecimento da prática por meio de denúncias de comerciantes.
Por meio de uma falsa notificação enviada por mensagem, os golpistas alegam haver uma reclamação de que o estabelecimento não está disponibilizando álcool em gel aos clientes. Em seguida, pedem que a pessoa envie uma foto como comprovação da regularização. “Na sequência, eles iniciam a parte principal do golpe. Como já têm o número de telefone do comerciante, tentam clonar a conta do WhatsApp da vítima em outro aparelho, solicitando o código de verificação enviado por SMS. Esse código permite o acesso à conta”, explica Luciano Rosa Ross, superintendente de Comunicação e Mídias Digitais da Prefeitura de Apucarana.
“É um golpe para roubar o WhatsApp da vítima. Com a conta clonada, os criminosos podem enviar mensagens para os contatos salvos, solicitando dinheiro, por exemplo, sem que amigos ou familiares desconfiem da fraude”, alerta.
O coordenador do Departamento de Vigilância em Saúde, enfermeiro Luciano Simplício Sobrinho, reforça que esse tipo de abordagem não faz parte dos procedimentos do órgão. “Esse contato via WhatsApp não é uma prática da Vigilância Sanitária de Apucarana. O primeiro contato é sempre presencial. Só entramos em contato por telefone em casos já previamente tratados, e mesmo assim jamais solicitamos códigos ou dados pessoais por mensagens”, esclarece.
Em caso de dúvida, o coordenador orienta que a pessoa não forneça nenhum dado ou código pelo celular e entre em contato imediatamente com o departamento para confirmar a veracidade da abordagem, por meio dos telefones 3308-1541 ou 3422-5888, ramal 2029.