Técnicos da Fundação Nacional do Índio (Funai) conheceram nesta quarta-feira (16/10) o novo terreno ofertado pela Prefeitura de Apucarana para a construção da casa de passagem para os índios. Com área de mais de 2 mil metros quadrados, o espaço disponibilizado fica atrás do Centro Social Urbano, no Parque Bela Vista. Os recursos para a obra, de cerca de R$ 500 mil, já estão previstos no Orçamento da União. A nova área foi indicada, pois a anterior, localizada no Parque Japira, foi considerada inadequada, especialmente por ficar distante de outras estruturas públicas de atendimento.
Representando a Funai, estiveram em Apucarana a arquiteta Jovana Leal, da Coordenação Geral de Promoção dos Direitos Sociais, de Brasília, e Marcos Cezar da Silva Cavalheiro, assessor administrativo da fundação em Londrina. A arquiteta da Funai apresentou detalhes do projeto arquitetônico e recebeu informações do engenheiro Herivelto Moreno, superintendente municipal de Obras, sobre o terreno. “Agora vamos encaminhar para a arquiteta o levantamento planialtimétrico, com as medidas e os níveis do terreno”, observa Moreno.
Jovana afirma que, de posse de todas as informações, técnicos da Funai analisarão a viabilidade da construção no novo terreno ofertado e emitirão um parecer dentro de alguns dias. “Precisamos inserir o projeto na planta do terreno para verificar as possibilidades de execução do projeto”, frisa.
De acordo com o projeto da Funai, a Casa de Passagem terá 4 edificações, sendo duas casas para pernoite, outra para alimentação e mais uma destinada à produção de artesanato e parte administrativa.
A arquiteta destacou como pontos positivos do novo terreno indicado a facilidade de acesso, disponibilidade de energia elétrica e água, além da proximidade com estruturas de atendimento público, como o Centro Social Urbano, Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), Unidade Básica de Saúde, escola e centro de educação infantil. Um dos pontos que terão que ser analisados, de acordo com a arquiteta, é a topografia do terreno, que terá que ser terraplenado para que seja possível a implantação de todas as edificações que estão previstas no projeto.
A visita desta quarta-feira foi acompanhada por Suely Cebrian Kaminski, superintendente municipal de Assistência Social e por outros profissionais da pasta. Ainda na tarde desta quarta-feira, estava prevista uma reunião no Ministério Público Federal em Londrina para tratar da construção da casa de passagem em Apucarana, com a participação de representantes da Funai e da Secretaria de Assistência Social de Apucarana.