Um grupo de 18 fruticultores de Apucarana esteve nesta semana em Cascavel, onde fez uma visita técnica ao Show Rural Coopavel, feira agropecuária que se encerra nesta sexta-feira (06/02). Os produtores foram conhecer novas tecnologias e as novidades do setor, participando de palestras técnicas em estandes da Embrapa e do Iapar.
O prefeito de Apucarana, Beto Preto, lembra que o Município incentiva a fruticultura desde 2013, através do Programa Terra Forte. “O programa reúne atualmente 175 agricultores, que recebem mudas frutíferas, calcário e fosfato, além de toda a assistência técnica de manejo. O objetivo é gerar renda no campo e, ao mesmo tempo, enriquecer a merenda escolar. De acordo com as regras do programa, nas primeiras colheitas, os participantes irão repassar parte da produção para escolas, creches e instituições sociais como contrapartida aos incentivos recebidos”, explica Beto Preto.
José Luiz Porto, superintendente municipal de Agricultura, destaca que a Prefeitura de Apucarana viabilizou o transporte até Cascavel e que outras visitas serão agendadas ao longo do ano. “Ao todo, 175 produtores aderiram ao programa e já fizeram o plantio de 14 mil mudas de uva, 2 mil mudas de goiaba, 10 mil de figo e 18 mil mudas de maracujá. Feito o plantio, estamos agora proporcionando oportunidades em feiras e eventos técnicos, com o objetivo de abrir novos horizontes”, explica Porto.
Durante a visita técnica, os fruticultores foram acompanhados pelos técnicos agrícolas Robson José Menegardi e Marco Aurélio Bertasso. “Eles tiveram a oportunidade de participar de uma palestra técnica sobre enxertia de uva de mesa e também puderam tirar dúvidas sobre práticas culturais do figo, goiaba e maracujá, além de manterem contato com novas tecnologias e maquinários”, relata Bertasso.
O Show Rural Coopavel é realizado há 27 anos, sendo uma das principais feiras agrícolas do país e tem como objetivo a difusão de tecnologias que contribuem para o aumento da produtividade no campo. Na edição deste ano, o Show Rural conta com 480 expositores de diversas áreas , como equipamentos, sementes e insumos, genética, máquinas agrícolas, pecuária, avicultura e fruticultura, entre outros. A expectativa da organização do evento é receber, até o final do evento, um público de mais de 220 mil pessoas.