Um gato-mourisco, popularmente conhecido como jaguarundi, foi apreendido nesta semana pela Polícia Militar Ambiental Força Verde. O felino selvagem estava sendo mantido em cativeiro, numa pequena gaiola, em uma propriedade rural da cidade de Ivaiporã e, nesta sexta-feira (06/03), foi entregue aos cuidados da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Apucarana.

Segundo relata o secretário Éwerton Pires, o animal é uma fêmea adulta e além de bastante estresse também apresenta ferimentos. “Vamos agora trabalhar na estabilização do animal e proceder o devido tratamento nutricional, visando a reinserção na natureza, o que à primeira análise parece ser bastante provável”, informou.

De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o jaguarundi é uma espécie vulnerável, ameaçada de extinção. Ele pode ser encontrado em ambientes diversos, como áreas florestais e regiões de caatinga. O animal costuma viver próximo à beira de rios ou lagos, mas também são encontrados em lugares secos, de vegetação aberta.

O jaguarundi tem corpo longo e delgado, com pernas curtas, uma cabeça pequena e achatada, orelhas curtas e arredondadas, e uma cauda longa. Pode ter comprimento de55 a 77 centímetros e até 40 centímetros de cauda. O período de gestação é de 72 a 75 dias e podem nascer até três filhotes.

Referência
– Devido aos investimentos estruturais, contratação e treinamento de pessoal especializado, a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Apucarana tem sido referenciada em nível regional para a guarda e reabilitação de animais silvestres apreendidos pela Força Verde. “Consideramos isto fruto do resultado da abertura e apoio dado pelo prefeito Beto Preto, que possibilitou toda reestruturação da secretaria a partir do início do mandato. Hoje contamos com locais adequados e profissionais capacitados”, concluiu.

Publicações Recomendadas