A Autarquia Municipal de Educação (AME) promoveu, na noite de ontem (8/10), o Festival de Artes Marciais das Escolas Municipais de Apucarana. O evento, realizado no Cine Teatro Fênix, atraiu um grande público, composto por familiares dos alunos, que assistiram às apresentações de Kung Fu protagonizadas pelos estudantes.
As aulas de Artes Marciais fazem parte do currículo da Educação Integral e são oferecidas duas vezes por semana, para todas as turmas, desde a Educação Infantil até o 5º Ano do Ensino Fundamental, nas 36 escolas da rede municipal. Os professores são membros da Equipe Alan Pereira.
O vice-prefeito de Apucarana, Marcos da Vila Reis, marcou presença no evento e destacou a relevância da iniciação esportiva desde a infância. “Para as crianças, os esportes representam mais do que o aprendizado de novas habilidades ou a competição. Eles são uma fonte de prazer, permitindo que os jovens se divirtam, estabeleçam novas amizades e descubram suas verdadeiras paixões. Cada vivência esportiva é, na verdade, uma jornada de autoconhecimento”, afirmou.
De acordo com a secretária de Educação, professora Ana Paula do Carmo Donato, o programa de Artes Marciais desenvolvido nas escolas municipais de Apucarana é uma iniciativa singular no Brasil. “Em nenhuma outra localidade do país há um projeto dessa magnitude que integre o Kung Fu ao currículo da Educação Integral. Nesta noite, 240 alunos participaram do festival, selecionados entre seus pares por seu desempenho e disciplina. Parabéns a todos os diretores, coordenadores e professores envolvidos na organização deste evento,” afirmou.
O Kung Fu, arte marcial milenar, busca a autoproteção e o respeito, por meio de movimentos inspirados na natureza. A prática dessa modalidade, aliada à educação, contribui para que os estudantes compreendam que a agressividade não é a solução para os conflitos.
Alan Pereira, diretor da academia responsável pelas aulas de Artes Marciais nas escolas, explicou que a modalidade ensinada é o Wushu, uma vertente do Tai Chi Chuan. “Nas aulas, trabalhamos valores como disciplina, respiração e autocontrole, que são fundamentais para o desenvolvimento pessoal. Procuramos tornar as aulas lúdicas e pedagógicas. Desde 2014, o projeto tem revelado diversos talentos. Recentemente, cinco atletas, oriundos das escolas municipais, foram convocados para o Campeonato Pan-Americano Internacional”, informou.
O Festival de Artes Marciais contou também com a presença dos vereadores Pablo da Segurança e Guilherme Livotti, do secretário municipal de Comunicação, Ely Macedo, além do superintendente pedagógico da AME, Pablo Costa.