Uma mostra do potencial produtivo e diversificado das pequenas propriedades de Apucarana está exposta na Praça Rui Barbosa desde a última quinta-feira. É a 2ª Feira da Agricultura Familiar, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura, que tem atraído grande público e chega ao fim neste sábado, com funcionamento das 8 às 18 horas. A meta da administração municipal é fixar a feira no calendário de final de ano e transformá-la em evento tradicional. “E pelo interesse dos produtores e população percebemos que ela tem tudo para isto. Sendo um cenário aconchegante, onde é possível apreciarmos vários produtos da agricultura familiar, além de gastronomia e shows artísticos rurais”, pontua o prefeito Beto Preto (PT).

O secretário da Agricultura, João Carmo da Fonseca, destaca a interação social e econômica conquistada pelo evento. “No ano passado realizamos a primeira experiência e vimos que deu muito certo, com grande feedback de ambos os lados. Ficamos bastante contentes com a interação entre as comunidades rural e urbana fomentadas por esta iniciativa”, comemora Fonseca. Ele conta que o Instituto Emater também está presente na feira com agricultores expondo produtos do projeto da agroindústria familiar. “Os que comparecerem à Praça Rui Barbosa neste sábado também vão ter acesso à
barracas de flores, artesanato, produtos orgânicos, café, meliponicultura, panificação, leite e derivados, entre outros.

A Secretaria Municipal da Agricultura também mantém um escritório volante no local, onde expõe os
programas governamentais que desenvolve em prol do desenvolvimento rural local e distribuí mudas de cerejeira, quaresmeira, aroeira salsa. “Além disto, também estamos repassando à população mudas de citronela e sementes de crotalária, ação que faz parte do Programa de Combate à Dengue”, finaliza o secretário.

Dentre as ações governamentais de destaque fomentadas pela prefeitura em favor da agricultura familiar estão o Programa Terra Forte (distribuição de mudas de árvores e outras plantas frutíferas), curso de cultivo de produtos orgânicos e a meliponicultura (abelha sem ferrão). Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, pelo telefone 3423-5020.

Publicações Recomendadas