Nos três dias do evento, cerca de 10 mil pessoas passaram pelo Distrito de Pirapó, onde neste final de semana foi realizada a 9ª edição da Feira do Café (Feicafé). O encerramento ocorreu no domingo, com missa campal, show de violeiros, almoço, apresentações culturais, premiação do concurso de redação e show com a dupla João Lucas e Nando.

O prefeito de Apucarana, Beto Preto, participou da premiação do concurso de redação, que teve como tema “A História e a tradição do café nos 70 anos de Apucarana”. “Mais de mil redações foram inscritas para a fase classificatória, envolvendo as turmas de 5º ano das escolas municipais. Além da grande participação, o concurso cumpriu outros objetivos, que foram o desenvolvimento do pensamento, a pesquisa, criatividade, a originalidade e o raciocínio dos alunos”, destaca o prefeito.

O vencedor do concurso foi André Bovo Christ, do 5º ano da Escola Municipal Cristovão Noli, com a redação que teve como título “A culpa é do café”. Também foram premiados na etapa final Gabriela Damasceno Ventura dos Santos (2º lugar – Escola Municipal Gabriel de Lara), Joicelene dos Santos (3º lugar – Escola Municipal Monsenhor Arnaldo Beltrami), Giovanna Ribas (4º lugar – Escola Municipal Dinarte Pereira de Araújo) e Jéssica Zambonine da Rocha (5º lugar – Escola Municipal Luiz Carlos Prestes).

BALANÇO – Segundo dados da organização do evento, cerca de 10 mil pessoas passaram nos 3 dias de festa e no domingo foram vendidos 360 cartões de almoço (costela assada). Conforme Ednei Roberto Rosina Mansano, diretor-presidente da Fundação Cultural e de Turismo de Apucarana, a programação contou com shows artísticos nas noites de sexta (João Lucas e Ruan), sábado (Vitor e Vanuti) e domingo (João Lucas e Nando).

Mansano afirma que diversas apresentações culturais ocorreram no palco principal, entre elas as bailarinas da Escola de Dança da Fundação Cultural e Turismo e do projeto de dança do contraturno do período integral, com a coordenação do Ballet Pavlova. “O tema principal das apresentações foi as danças típicas sobre o café, desde a colonização, cultivo e colheita. No palco alternativo, localizado na praça de alimentação, o público pôde acompanhar nos 3 dias de festa apresentações de violeiros e cantores de música sertaneja raiz”, acrescenta.

Publicações Recomendadas