Pacientes atendidos nas unidades básicas de saúde de Apucarana têm encontrado na Farmácia Central da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) os medicamentos prescritos pelos médicos. Desde 2013, a administração municipal vem ampliando a lista de medicamentos, saltando de 125 em 2012 para 161 em 2015. Este volume deverá ser ampliando no decorrer de 2016, conforme estudos realizados pela Comissão de Farmácia e Terapêutica, formada por médicos, farmacêuticos e dentistas.
O aumento no número de medicamentos disponíveis na Farmácia Central está diretamente relacionado à quantidade de pessoas atendidas na rede de postos de saúde e que procuram a unidade. Em 2012, a farmácia atendeu 96.311 pessoas e em 2015 alcançou 142.851.
O diretor-presidente da Autarquia Municipal de Saúde, Roberto Kaneta, explica que a contratação de mais médicos e dentistas, além da ampliação no atendimento de especialidades contribuiu para a necessidade de melhorar a cesta de medicamentos oferecidos aos pacientes da rede municipal de postos de saúde, além daqueles originados no Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir) e outros setores do Sistema Único de Saúde (SUS).
Conforme o diretor–presidente, a Farmácia Central de Apucarana possui quase todas as classes farmacológicas para distribuição gratuita aos pacientes atendidos pelo SUS. “Os medicamentos disponíveis atendem praticamente todas as especialidades médicas, conforme o solicitado pelos profissionais que atuam no SUS”, completa Kaneta. Ele lembra que somente os pacientes oriundos da rede pública de saúde são atendidos pela Farmácia Central.
ESPAÇO – Roberto Kaneta diz ainda que o aumento da demanda obrigou a Autarquia Municipal de Saúde a ampliar a estrutura da Farmácia Central. “Antes a farmácia funcionava em uma sala do prédio da autarquia, num espaço acanhado e com poucos funcionários. Hoje o novo local dispõe de mais funcionários, equipamentos de informática e área de espera com sistema de senha, cadeiras e ambiente climatizado, além de televisão para entretenimento da clientela”, frisa o diretor presidente.
ANÁLISE – A farmacêutica Rosângela Mantini de Moraes, responsável pela Farmácia Central de Apucarana, afirma que o número de medicamentos oferecidos aos pacientes da rede pública de saúde é contemplado pela Relação Municipal de Medicamentos (Remume), dentro do estabelecimento pela Comissão de Farmácia e Terapêutica, formada por médicos, dentistas e enfermeiros que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a profissional, Apucarana é um dos poucos municípios com a comissão em funcionamento.
De acordo com a farmacêutica, a comissão foi instalada em 2013 e a partir da avaliação da demanda e necessidades farmacológicas são solicitadas as aquisições de novos medicamentos. “Este organismo é uma recomendação do Ministério da Saúde e desde sua implantação os profissionais – médicos, dentistas, farmacêuticos – têm contribuído para contemplar os pacientes com maior número de medicamentos”, explica Rosângela Mantini.
NOVO PRÉDIO – A Farmácia Central de Apucarana ganhará, ainda este ano, um espaço maior para atender a crescente demanda de usuários do Sistema Único de Saúde. Um novo prédio será construído em anexo a UBS “Doutor Romeu Milani”, na Rua Osvaldo Cruz. A UBS, que serve de retaguarda a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas), atendendo a demanda da área central de Apucarana, passará por reforma e ampliação, para assim abrigar a Farmácia Central.
Para a execução da obra, o prefeito Beto Preto tem assegurada uma emenda parlamentar de R$ 500 mil, de autoria da senadora Gleisi Hoffmann. “Estamos aguardando a liberação da emenda para lançar o processo licitatório, uma vez que o projeto arquitetônico que contempla a reforma e ampliação da UBS Doutor Romeu Milani já está pronto”, informa o prefeito.
(((QUADRO)))
Número de pacientes cresceu 50% em 3 anos
ANO |
PACIENTES |
2012 |
96.311 |
2013 |
110.700 |
2014 |
128.174 |
2015 |
142.851 |