Nem a chuva que caiu durante quase todo o sábado espantou as famílias apucaranenses do “Dia D” da Campanha de Multivacinação. Pais e mães enfrentaram o tempo fechado para levar os filhos às unidades de saúde e atualizar as carteirinhas. No balanço geral divulgado pela Autarquia Municipal de Saúde (AMS), foram 830 carteirinhas avaliadas e 597 doses aplicadas, dentro da expectativa diante das condições climáticas.
O prefeito Rodolfo Mota destacou o esforço das equipes de saúde e o compromisso da população com a prevenção. Ele afirmou que o movimento mostra a confiança da comunidade nas ações da Prefeitura e reforçou que o trabalho segue nas próximas semanas para ampliar a cobertura vacinal, especialmente entre as crianças menores de dois anos.
O secretário municipal de Saúde, médico Guilherme de Paula, explicou que o principal objetivo é manter em dia a imunização infantil e evitar o retorno de doenças já controladas. Segundo ele, a campanha segue até o dia 31 de outubro em todas as unidades com sala de vacina, garantindo tempo para as famílias que não conseguiram comparecer no “Dia D”.
O superintendente da Vigilância em Saúde da AMS, enfermeiro Luciano Simplício Sobrinho, avaliou que, mesmo com a chuva, o resultado foi positivo. Luciano relatou que 81% das doses aplicadas foram em pessoas com idade igual ou superior a dois anos, resultando em um aumento de cerca de 1% na cobertura da maioria das vacinas. As maiores procuras foram pelas vacinas contra dengue (92 doses), febre amarela (66), tétano (55), covid (54) e meningocócica ACWY (50).