Resultado de três anos pesquisa, o Centro de Espiritualidade Josefino de Apucarana acaba de abrir para visitação a Exposição Iconográfica de Nossa Senhora e São José, mãe e pai de Jesus. Considerado pelos organizadores o maior acervo do gênero do mundo, levando em conta a quantidade e a diversidade das seis mil imagens expostas, o material atende a dois grandes objetivos: a evangelização e cultura.

“Antigamente a evangelização era feita através de imagens e cada quadro desses retrata aspectos da espiritualidade de Maria e São José. A influência cultural também deve ser destacada, já que o visitante tem oportunidade de conhecer obras ou pinturas do mundo todo, encontradas em grandes museus ou de coleções particulares”, observa padre José Antônio Bertolini, da Paróquia São José, que a exemplo do Centro de Espiritualidade Josefino faz parte da Congregação de Oblatos de São José.

Idealizador e organizador da exposição iconográfica, padre Bertolini diz que Apucarana e região passam a contar com uma atração a mais no turismo religioso, que só poderia ser usufruída em visitas a museus de várias partes do mundo. Cada imagem exposta está devidamente identificada por uma etiqueta, na qual constam informações sobre o artista, o nome da obra, ano em que foi pintada, técnica utilizada, onde está exposta, ou a quem pertence, no caso de coleção particular, entre outros dados.

As fotos de imagens padronizadas no tamanho padrão de 20X25 cm estão expostas em painéis que ocupam três salas do Centro de Espiritualidade, uma dedicada a Maria e duas menores a São José. A maioria delas é resultado de pesquisa na internet, mas a coletânea também é fruto de busca em livros de arte na Itália, feita pessoalmente por padre Bertolini durante viagem aquele país. Os quadros são separados por temas que percorrem vários aspectos da vida da mãe e do pai de Jesus.

Bertolini enfatiza que na exposição estão reproduções do melhor que foi produzido em pintura, escultura e imagens sacras ao longo dos séculos pelas mãos de grandes artistas. A exposição de Maria reúne sozinha 4400 imagens, distribuídas em 21 temas, deste o nascimento até a morte da mãe de Jesus. São inúmeras, por exemplo, as fotos sob a denominação “Madona do Leite”, com Nossa Senhora amamentando Jesus.

O acervo de São José, por sua vez, soma 2.600 imagens divididas cronologicamente em 18 temas, desde o seu nascimento, anunciação, noivado, casamento e morte do santo. “Uma delas retrata a circuncisão de Jesus com a presença de José e Maria”, exemplifica padre Bertolini. O religioso estima que o visitante necessite de pelo menos duas horas para percorrer a exposição. “Para entender é preciso ler a explicação contida em cada quadro”, orienta.

A exposição de iconografia é de caráter permanente e está aberta ao público sempre no quarto domingo do mês, entre 15 e 17 horas. No entanto, será disponibilizado horário especial, agendado previamente através do telefone 3033-7111 ou 96411930, falar com a Mara. A primeira visitação aconteceu no dia 27 de julho, um público atraído através da distribuição de folders da Exposição Iconográfica durante as celebrações na paróquia São José e na Fundação Cultural de Apucarana, apoiadora da exposição visando o fomento do turismo na região.

.

Publicações Recomendadas